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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MEDITAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA DA COVID-19
Autor(es): Santos, Lorrainy Gomes
Primeiro Orientador: Cardoso, Josiane Moreira
Primeiro Membro da Banca: Silva, Altina Abadia
Segundo Membro da Banca: Firmino, Janaina Karla Pereira da Silva Rodrigues
Resumo: A prática meditativa aumenta o nível de consciência, propicia saúde mental e física, gera bem estar e estado de plenitude, que são alcançados com o aperfeiçoamento da mente. Meditar é viver uma experiência íntima consigo mesmo, é projetar a mente, acalmar, trazer a atenção para o presente. É simples e acessível. O presente artigo tem como objetivo apresentar a meditação diária como estratégia no processo ensino aprendizagem para crianças da Educação Infantil no retorno às aulas presenciais pós-pandemia da Covid-19. O isolamento social trouxe grandes desafios para as famílias, tais como convivência próxima por longos períodos, ausência das rotinas anteriores, rearranjo do ambiente doméstico e outros, que potencializaram problemas já existentes dentre eles agitação, birras, agressividade, isolamento, timidez, ou regressões em algumas aquisições já adquiridas, como fala infantilizada, relaxamento do controle dos esfíncteres, dificuldade de autocuidado e higiene. Para elaboração desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico nos bancos de dados da Scielo, Medline e Google acadêmico. Tendo como principais aportes teóricos Sampaio (2012); Cruz (2015); Zonatto, Daré (2020); Rocha et al., (2015); Tabile e Jacometo (2017) e Fabrica (2019). Diante da pesquisa realizada foi possível verificar que as experiências meditativas podem transformar a realidade em sala de aula na Educação Infantil após a pandemia da Covid-19, e não somente para sanar os problemas ocasionados pela pandemia, mas também para se tornar um hábito cotidiano, pois a técnica proporciona estado íntimo acolhedor e de paz, que influencia significativamente no processo de aprendizagem.
Abstract: The Meditative practice increases the level of consciousness, provides mental and physical health, generates well-being and a state of fullness, which are achieved with the improvement of the mind. Meditating is living an intimate experience with, it is projecting the mind, calming, bringing attention to the present. It's simple and accessible. This article report the meditation as a strategy in the teachinglearning process for children in Early Childhood Education when returning to face-to-face classes after the Covid-19. The pandemic of Social isolation brought great challenges for families, such as living together for long periods, absence of previous routines, rearrangement of the domestic environment and others, which potentiated existing problems, including agitation, tantrums, aggression, isolation, shyness, or regressions in some acquired acquisitions, such as infantilized speech, relaxation of sphincter control, difficulty in self-care and hygiene. To prepare this research, a literature review was carried out in the Scielo, Medline and Google academic databases. The theoretical contributions this is Sampaio (2012), Cruz (2015), Zonatto; Daré (2020), Rocha et al., (2015), Tabile and Jacometo (2017) and Fabrica (2019). In view of the research carried out, it was possible to verify that meditative experiences can transform reality in the classroom in Early Childhood Education after the Covid-19 pandemic, and not only to solve the problems caused by the pandemic, but also to become a daily habit, because the technique provides an intimate, welcoming and peaceful state, which significantly influences the learning process.
Palavras-chave: Meditação.
Aprendizagem
Educação infantil
COVID 19
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2904
Data do documento: 20-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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