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dc.contributor.advisor1Cardoso, Josiane Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5102187652909256pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Altina Abadia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1043482800761732pt_BR
dc.contributor.referee2Firmino, Janaina Karla Pereira da Silva Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2563734133429961pt_BR
dc.creatorSantos, Lorrainy Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0926606853609088pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-30T20:05:07Z-
dc.date.available2022-10-30-
dc.date.available2022-10-30T20:05:07Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2904-
dc.description.abstractThe Meditative practice increases the level of consciousness, provides mental and physical health, generates well-being and a state of fullness, which are achieved with the improvement of the mind. Meditating is living an intimate experience with, it is projecting the mind, calming, bringing attention to the present. It's simple and accessible. This article report the meditation as a strategy in the teachinglearning process for children in Early Childhood Education when returning to face-to-face classes after the Covid-19. The pandemic of Social isolation brought great challenges for families, such as living together for long periods, absence of previous routines, rearrangement of the domestic environment and others, which potentiated existing problems, including agitation, tantrums, aggression, isolation, shyness, or regressions in some acquired acquisitions, such as infantilized speech, relaxation of sphincter control, difficulty in self-care and hygiene. To prepare this research, a literature review was carried out in the Scielo, Medline and Google academic databases. The theoretical contributions this is Sampaio (2012), Cruz (2015), Zonatto; Daré (2020), Rocha et al., (2015), Tabile and Jacometo (2017) and Fabrica (2019). In view of the research carried out, it was possible to verify that meditative experiences can transform reality in the classroom in Early Childhood Education after the Covid-19 pandemic, and not only to solve the problems caused by the pandemic, but also to become a daily habit, because the technique provides an intimate, welcoming and peaceful state, which significantly influences the learning process.pt_BR
dc.description.resumoA prática meditativa aumenta o nível de consciência, propicia saúde mental e física, gera bem estar e estado de plenitude, que são alcançados com o aperfeiçoamento da mente. Meditar é viver uma experiência íntima consigo mesmo, é projetar a mente, acalmar, trazer a atenção para o presente. É simples e acessível. O presente artigo tem como objetivo apresentar a meditação diária como estratégia no processo ensino aprendizagem para crianças da Educação Infantil no retorno às aulas presenciais pós-pandemia da Covid-19. O isolamento social trouxe grandes desafios para as famílias, tais como convivência próxima por longos períodos, ausência das rotinas anteriores, rearranjo do ambiente doméstico e outros, que potencializaram problemas já existentes dentre eles agitação, birras, agressividade, isolamento, timidez, ou regressões em algumas aquisições já adquiridas, como fala infantilizada, relaxamento do controle dos esfíncteres, dificuldade de autocuidado e higiene. Para elaboração desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico nos bancos de dados da Scielo, Medline e Google acadêmico. Tendo como principais aportes teóricos Sampaio (2012); Cruz (2015); Zonatto, Daré (2020); Rocha et al., (2015); Tabile e Jacometo (2017) e Fabrica (2019). Diante da pesquisa realizada foi possível verificar que as experiências meditativas podem transformar a realidade em sala de aula na Educação Infantil após a pandemia da Covid-19, e não somente para sanar os problemas ocasionados pela pandemia, mas também para se tornar um hábito cotidiano, pois a técnica proporciona estado íntimo acolhedor e de paz, que influencia significativamente no processo de aprendizagem.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeditação.pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCOVID 19pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleMEDITAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA DA COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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