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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AS MUDANÇAS NA POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA APARTIR DA DÉCADA DE 1990
metadata.dc.creator: Oliveira, Ademar Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Lamonier, Elisângela Leles
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como tema central a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A Educação Especial é uma modalidade de ensino e aprendizagem voltada para as pessoas com deficiência visual, auditiva, física, intelectual, espectro, altas habilidades e superdotação, que oportuniza e possibilita uma educação de qualidade em escolas regulares. O objetivo deste estudo é analisar as mudanças na política nacional de educação especial com perspectiva na educação inclusiva a partir da década de 1990, século XX. Para isso, dividiu-se o estudo a partir de três perspectivas, sendo a primeira uma compreensão das políticas nacionais a partir da década de 1990; uma observação das legislações específicas que tratam sobre a Política Nacional da Educação Especial e, por último, uma busca pela compreensão das perspectivas da política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para alcançar os resultados foram feitas análises e observação de documentos legais normas técnicas ou regulamentos, ou da verificação de recursos como livros, relatórios, revistas, sites e também uma pesquisa bibliográfica de autores que tratam sobre políticas públicas e as contribuições dela para a educação, tais como CAIADO, GARCIA (2004); JOSLIN (2012); LAPLANE (2009); MANTOAN, MENDES (2006) e outros. Sendo assim, as mudanças nas políticas nacionais da Educação Especial e suas contribuições para inclusão escolar ocorreram, em especial, a partir da década 1990, em legislações, referindo a novos decretos, fazendo com que o atendimento educacional especializado seja uma parceria entre profissional especializado e educador para checar se existem barreiras para a aprendizagem no âmbito especial.
Abstract: This article focuses on Special Education from the perspective of Inclusive Education. Special Education is a teaching and learning modality aimed at people with visual, hearing, physical, intellectual disabilities, spectrum, high abilities and giftedness, which provides and enables quality education in regular schools. The objective of this study is to analyze the changes in the national policy of special education with a perspective on inclusive education from the 1990s, 20th century. For this, the study was divided from three perspectives, the first being an understanding of national policies from the 1990s; an observation of the specific legislation that deals with the National Policy on Special Education and, finally, a search for understanding the perspectives of the national policy on special education from the perspective of inclusive education. To achieve the results, analyzes and observation of legal documents, technical standards or regulations, or the verification of resources such as books, reports, magazines, websites and also bibliographic research of authors who deal with public policies and their contributions to education, were carried out. such as CAIADO, GARCIA (2004); JOSLIN (2012); LAPLANE (2009); MANTOAN, MENDES (2006) and others. Thus, changes in national Special Education policies and their contributions to school inclusion occurred, especially from the 1990s, in legislation, referring to new decrees, making specialized educational care a partnership between specialized professionals and educator to check if there are barriers to learning in the special scope. Keywords: Public Policies. 1990s; Special Education from the Perspective of Inclusive Education
Keywords: Políticas Públicas
Década de 1990
Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2901
Issue Date: 4-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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