Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2895
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
Autor(es): | Barros, Euller |
Primeiro Orientador: | Lamonier, Elisângela |
Resumo: | Com o objetivo de trabalhar a temática que envolve a inclusão do aluno surdo na educação brasileira, o presente estudo busca referências teóricas que discorram sobre a problemática levantada. Para isso, foi-se feito uma revisão bibliográfica, baseada em artigos de diversos autores que falam sobre o assunto, dentre eles Skliar (1999), Goldfeld (1997), Mazzotta (1996), Thoma e Lopes (2004), Bortoleto,Rodrigues e Palamin (2002/2003), Dorziat (2004), Bogdan (1994), Gil (2010), Prodanov e Freitas (2013), Damásio (2010), Franco (1999), Botelho (2010), Quadros (2006) e baseado também nas principais legislações brasileira. Pretende-se apresentar brevemente a trajetória nos alunos surdos, em relação a todo o processo de inclusão e os direitos conquistados por lei. Nesse sentido, conclui-se que as pessoas surdas passaram e passam por muitas dificuldades pelo simples fato de buscarem uma educação de qualidade, com professores capacitados, o qual lhes é garantido por lei. |
Abstract: | With the objective of working on the theme that involves the inclusion of deaf students in education Brazilian, the present study seeks references theoretical that discuss the issue raised. For this, a review bibliographic was carried out, based on articles by several authors that talk about the subject, among them Skliar (1999), Goldfeld (1997), Mazzotta (1996), Thoma and Lopes (2004), Bortoleto, Rodrigues and Palamin (2002/2003), Dorziat (2004), Bogdan (1994), Gil (2010), Prodanov and Freitas (2013), Damásio (2010), Franco (1999), Botelho (2010), Quadros (2006) and also based on the main legislations Brazilian. It is intended to present briefly the trajectory of students deaf, in relation to the entire process of inclusion and the rights conquered by law. In this sense, it is concluded that people deaf have gone through and are going through many difficulties for the simple fact of seeking a education quality, with teachers trained, which is guaranteed by law. |
Palavras-chave: | Educação. Inclusão. Aluno Surdo. Legislação Brasileira. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2895 |
Data do documento: | 3-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Euller Lopes da Silva Barros.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.