Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2889
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Autor(es): Vezaro, Camilla
Primeiro Orientador: Alencar, Diego
Primeiro Membro da Banca: Alencar, Diego
Segundo Membro da Banca: Martins, Lucimar
Terceiro Membro da Banca: Chaves, Dávillas
Resumo: Essa pesquisa de natureza básica buscou analisar a desigualdade socioeconômica e até que ponto ela influencia no ambiente escolar em tempos de pandemia frisou-se ainda as desigualdades das redes públicas frente a rede priva de ensino bem como, as desigualdades entre as grandes regiões do país. O procedimento utilizado foi a qualitativa de caráter bibliográfico, por meio de artigos acadêmicos e por autores fundamentais: Darcy Ribeiro, Paulo Freire e dados obtidos por site como IBGE e Unicef, isso permitiu a análise antes e o que se subestima posto que ainda não se pode mensurar os prejuízos que esse período pandêmico trouxe a educação. Diante desse estudo notou-se que garantir a aprendizagem dos estudantes neste período tem sido desafiador para todos os envolvidos, pois, a falta de ferramenta como a internet e os equipamentos necessários têm dificultado o acesso a este aprendizado, elencando ainda fatores que contribuíram para o aumento da evasão escolar. Demonstrando a necessidade de estabelecer alternativas e recursos eficazes para tentar recuperar o tempo e aprendizado perdido, pois a educação é um direito de todos antes, durante e depois da pandemia.
Abstract: This research of a basic nature sought to analyze socioeconomic inequality and to what extent it influences the school environment in times of pandemic, it was also emphasized the inequalities of public networks in the face of the private network of education as well as the inequalities between the great regions of the country. The procedure used was the qualitative one of bibliographic character, through academic articles and by fundamental authors: Darcy Ribeiro, Paulo Freire and data obtained by sites such as IBGE and Unicef, this allowed the analysis before and what is underestimated since it has not yet been can measure the damage that this pandemic period has brought to education. In view of this study, it was noted that ensuring student learning in this period has been challenging for all involved, since the lack of tools such as the internet and the necessary equipment have made access to this learning difficult, also listing factors that contributed to the increase in school dropout. Demonstrating the need to establish effective alternatives and resources to try to recover lost time and learning, as education is everyone’s right before, during and after the pandemic.
Palavras-chave: Dseigualdades educacionais
Sociais
Pandemia
Vulnerabilidade
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2889
Data do documento: 11-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo CAMILLA FRANNCIS A. S. VEZARO (1).pdf575,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.