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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA TEORIA MONTESSORIANA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DA CRIANÇA
metadata.dc.creator: Santos, Larissa
metadata.dc.contributor.advisor1: Mateus, Jeferson
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo através de uma pesquisa bibliográfica versa uma discussão sobre a importância do desenvolvimento da anatomia da criança baseado nos fundamentos da Teoria Montessoriana. A questão em pesquisa é como a Teoria Montessoriana auxilia no desenvolvimento da autonomia da criança? Para respondê-la podemos compreender que Maria Montessori visa à aplicação de metodologias que enfatizam a autonomia, a liberdade com limites e respeito visando na funcionalidade do desenvolvimento natural das habilidades físicas, culturais, sociais e psicológicos da criança. Nesse sentido, o artigo estrutura-se em um capítulo designados em três tópicos. O primeiro tópico faz um resgate dos fatos mais significados da trajetória da vida de Maria Montessori, tanto pessoal e profissional; o segundo apresenta uma abordagem dos princípios pedagógicos Montessoriano que fundamentam seu método educativo; e por fim, o terceiro fala sobre um levantamento dos pilares da teoria Montessoriana. Enfim, tecer sobre a influência de Maria Montessori na educação brasileira exige um certo cuidado, é preciso salientar que suas teorias tem norteado a história da educação brasileira, porém ainda passam por grandes desafios de aceitação em sua potencialidade, desde da adaptação familiar até o ambiente escolar.
Abstract: This paper through a literature search versus a discussion about the importance of the development of the child's anatomy based on the fundamentals of the Montessori Theory. The research question is how the Montessori theory helps in the development of the autonomy of the child. To answer it we can understand that Maria Montessori aims to apply methodologies that emphasize autonomy, and freedom with limits and respect aimed at the functionality of the natural development of the physical, cultural, social, and psychological abilities of the child. In this sense, the article is structured in a chapter divided into three topics. The first topic makes rescue of the most significant facts of Maria Montessori's life trajectory, both personal and professional; the second presents an approach to the Montessori pedagogical principles that underlie her educational method; and finally, the third talks about a survey of the pillars of the Montessori theory. Finally, to weave about Maria Montessori's influence in Brazilian education requires a certain amount of care, it is necessary to point out that her theories have guided the history of Brazilian education, but they still go through great challenges of acceptance in their potentiality, from the family adaptation to the school environment.
Keywords: Teoria Montessoriana
Educação Brasileira
Autonomia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2879
Issue Date: 30-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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