Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mateus, Jeferson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608058943748961pt_BR
dc.creatorSantos, Larissa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3821108408839225pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-20T11:03:32Z-
dc.date.available2022-10-20-
dc.date.available2022-10-20T11:03:32Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2879-
dc.description.abstractThis paper through a literature search versus a discussion about the importance of the development of the child's anatomy based on the fundamentals of the Montessori Theory. The research question is how the Montessori theory helps in the development of the autonomy of the child. To answer it we can understand that Maria Montessori aims to apply methodologies that emphasize autonomy, and freedom with limits and respect aimed at the functionality of the natural development of the physical, cultural, social, and psychological abilities of the child. In this sense, the article is structured in a chapter divided into three topics. The first topic makes rescue of the most significant facts of Maria Montessori's life trajectory, both personal and professional; the second presents an approach to the Montessori pedagogical principles that underlie her educational method; and finally, the third talks about a survey of the pillars of the Montessori theory. Finally, to weave about Maria Montessori's influence in Brazilian education requires a certain amount of care, it is necessary to point out that her theories have guided the history of Brazilian education, but they still go through great challenges of acceptance in their potentiality, from the family adaptation to the school environment.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo através de uma pesquisa bibliográfica versa uma discussão sobre a importância do desenvolvimento da anatomia da criança baseado nos fundamentos da Teoria Montessoriana. A questão em pesquisa é como a Teoria Montessoriana auxilia no desenvolvimento da autonomia da criança? Para respondê-la podemos compreender que Maria Montessori visa à aplicação de metodologias que enfatizam a autonomia, a liberdade com limites e respeito visando na funcionalidade do desenvolvimento natural das habilidades físicas, culturais, sociais e psicológicos da criança. Nesse sentido, o artigo estrutura-se em um capítulo designados em três tópicos. O primeiro tópico faz um resgate dos fatos mais significados da trajetória da vida de Maria Montessori, tanto pessoal e profissional; o segundo apresenta uma abordagem dos princípios pedagógicos Montessoriano que fundamentam seu método educativo; e por fim, o terceiro fala sobre um levantamento dos pilares da teoria Montessoriana. Enfim, tecer sobre a influência de Maria Montessori na educação brasileira exige um certo cuidado, é preciso salientar que suas teorias tem norteado a história da educação brasileira, porém ainda passam por grandes desafios de aceitação em sua potencialidade, desde da adaptação familiar até o ambiente escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Amorim de Souza Santos (larissa.amorim@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-20T02:42:29Z No. of bitstreams: 1 LARISSA AMORIM DE SOUZA SANTOS.pdf: 3230209 bytes, checksum: 37701d6ad7ba7a8eafd771f929d64e48 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-20T10:52:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LARISSA AMORIM DE SOUZA SANTOS.pdf: 3230209 bytes, checksum: 37701d6ad7ba7a8eafd771f929d64e48 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-20T10:57:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LARISSA AMORIM DE SOUZA SANTOS.pdf: 3230209 bytes, checksum: 37701d6ad7ba7a8eafd771f929d64e48 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-20T11:03:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LARISSA AMORIM DE SOUZA SANTOS.pdf: 3230209 bytes, checksum: 37701d6ad7ba7a8eafd771f929d64e48 (MD5) Previous issue date: 2022-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria Montessorianapt_BR
dc.subjectEducação Brasileirapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA TEORIA MONTESSORIANA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DA CRIANÇApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA AMORIM DE SOUZA SANTOS.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.