Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2876
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A IMPORTÂNCIA DA LEITURA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL |
metadata.dc.creator: | Silva, Eliane Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mateus, Jeferson Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mateus, Jeferson Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mateus, Susy Adelina |
metadata.dc.description.resumo: | A leitura é uma prática muito importante para todas as pessoas, pois as leva a adquirir novos conhecimentos e a se tornarem mais autônomas, engajadas e participativas no meio em que vivem. Ter o hábito de ler, porém, não é algo comum a todas as pessoas, pois, muitas delas nem aprenderam a ler e outras não desenvolveram esse hábito e apenas utilizam essa prática em situações cotidianas que a exigem. Diante dessa situação, surgiu o interesse por este tema de pesquisa, que tem como objetivo discutir a importância do estímulo ao hábito da leitura, utilizando como recurso a literatura infantil, um recurso que se mostra rico e diversificado e que pode auxiliar famílias e instituições de ensino a aproximarem crianças e jovens do hábito de ler. A metodologia utilizada no estudo é baseada em revisões de literatura de autores como Cagliari (1989), Bräkling (2003), Brito (2010), entre outros que discutem o tema proposto na pesquisa. Percebe-se a necessidade de investir no desenvolvimento em processos que estimulem o hábito da leitura, pois ele não é comum a todas as pessoas e a literatura infantil demonstra-se uma ferramenta importante nesse processo, pois estimula a imaginação, a criatividade, reúne tipos diferenciados de textos e mesmo aqueles que não sabem ler podem ter nesse recurso uma fonte de interesse e estímulos. |
Abstract: | Reading is a very important practice for all people, as it leads them to acquire new knowledge and to become more autonomous, engaged and participatory in the environment in which they live. Having the habit of reading, however, is not something common to all people, as many of them have not even learned to read and others have not developed this habit and only use this practice in everyday situations that require it. Faced with this situation, interest in this research topic arose, which aims to discuss the importance of encouraging the habit of reading, using children's literature as a resource, a resource that is rich and diversified and that can help families and institutions of teaching to bring children and young people closer to the habit of reading. The methodology used in the study is based on literature reviews by authors such as Cagliari (1989), Bräkling (2003), Brito (2010), among others who discuss the topic proposed in the research. There is a need to invest in the development of processes that encourage the habit of reading, as it is not common to all people and children's literature proves to be an important tool in this process, as it stimulates imagination, creativity, brings together types of differentiated texts and even those who cannot read can find this resource a source of interest and stimulation. |
Keywords: | Leitura Literatura Infantil Escola Educação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Iporá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2876 |
Issue Date: | 17-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Eliane Alves da Silva.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.