Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mateus, Jeferson Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608058943748961pt_BR
dc.contributor.referee1Mateus, Jeferson Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608058943748961pt_BR
dc.contributor.referee2Mateus, Susy Adelina-
dc.creatorSilva, Eliane Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7471038419743303pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-19T10:41:03Z-
dc.date.available2022-10-17-
dc.date.available2022-10-19T10:41:03Z-
dc.date.issued2022-10-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2876-
dc.description.abstractReading is a very important practice for all people, as it leads them to acquire new knowledge and to become more autonomous, engaged and participatory in the environment in which they live. Having the habit of reading, however, is not something common to all people, as many of them have not even learned to read and others have not developed this habit and only use this practice in everyday situations that require it. Faced with this situation, interest in this research topic arose, which aims to discuss the importance of encouraging the habit of reading, using children's literature as a resource, a resource that is rich and diversified and that can help families and institutions of teaching to bring children and young people closer to the habit of reading. The methodology used in the study is based on literature reviews by authors such as Cagliari (1989), Bräkling (2003), Brito (2010), among others who discuss the topic proposed in the research. There is a need to invest in the development of processes that encourage the habit of reading, as it is not common to all people and children's literature proves to be an important tool in this process, as it stimulates imagination, creativity, brings together types of differentiated texts and even those who cannot read can find this resource a source of interest and stimulation.pt_BR
dc.description.resumoA leitura é uma prática muito importante para todas as pessoas, pois as leva a adquirir novos conhecimentos e a se tornarem mais autônomas, engajadas e participativas no meio em que vivem. Ter o hábito de ler, porém, não é algo comum a todas as pessoas, pois, muitas delas nem aprenderam a ler e outras não desenvolveram esse hábito e apenas utilizam essa prática em situações cotidianas que a exigem. Diante dessa situação, surgiu o interesse por este tema de pesquisa, que tem como objetivo discutir a importância do estímulo ao hábito da leitura, utilizando como recurso a literatura infantil, um recurso que se mostra rico e diversificado e que pode auxiliar famílias e instituições de ensino a aproximarem crianças e jovens do hábito de ler. A metodologia utilizada no estudo é baseada em revisões de literatura de autores como Cagliari (1989), Bräkling (2003), Brito (2010), entre outros que discutem o tema proposto na pesquisa. Percebe-se a necessidade de investir no desenvolvimento em processos que estimulem o hábito da leitura, pois ele não é comum a todas as pessoas e a literatura infantil demonstra-se uma ferramenta importante nesse processo, pois estimula a imaginação, a criatividade, reúne tipos diferenciados de textos e mesmo aqueles que não sabem ler podem ter nesse recurso uma fonte de interesse e estímulos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Alves da Silva (eliane.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-18T02:52:36Z No. of bitstreams: 2 A Importância Da Leitura Através Da Literatura Infantil.pdf: 251747 bytes, checksum: dbe49ba6d02f6f45d9009c7ff397d2a2 (MD5) anexos.pdf: 18717599 bytes, checksum: 52788f6a2c30154b7af7f81ce430ed51 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br), reason: Submissão rejeitada para realização de ajustes Prezada Eliane Alves da Silva Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf (Opcional) - Informamos que as submissões realizadas em duplicidade sejam excluídas da plataforma. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-10-18T15:21:25Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Alves da Silva (eliane.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-18T23:33:46Z No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 2850801 bytes, checksum: 1f13f3bdad99029ab9133376159996c4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-19T10:37:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 2850801 bytes, checksum: 1f13f3bdad99029ab9133376159996c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-19T10:41:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 2850801 bytes, checksum: 1f13f3bdad99029ab9133376159996c4 (MD5) Previous issue date: 2022-10-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA LEITURA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Eliane Alves da Silva.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.