Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2876
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mateus, Jeferson Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2608058943748961 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mateus, Jeferson Carvalho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2608058943748961 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mateus, Susy Adelina | - |
dc.creator | Silva, Eliane Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7471038419743303 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T10:41:03Z | - |
dc.date.available | 2022-10-17 | - |
dc.date.available | 2022-10-19T10:41:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2876 | - |
dc.description.abstract | Reading is a very important practice for all people, as it leads them to acquire new knowledge and to become more autonomous, engaged and participatory in the environment in which they live. Having the habit of reading, however, is not something common to all people, as many of them have not even learned to read and others have not developed this habit and only use this practice in everyday situations that require it. Faced with this situation, interest in this research topic arose, which aims to discuss the importance of encouraging the habit of reading, using children's literature as a resource, a resource that is rich and diversified and that can help families and institutions of teaching to bring children and young people closer to the habit of reading. The methodology used in the study is based on literature reviews by authors such as Cagliari (1989), Bräkling (2003), Brito (2010), among others who discuss the topic proposed in the research. There is a need to invest in the development of processes that encourage the habit of reading, as it is not common to all people and children's literature proves to be an important tool in this process, as it stimulates imagination, creativity, brings together types of differentiated texts and even those who cannot read can find this resource a source of interest and stimulation. | pt_BR |
dc.description.resumo | A leitura é uma prática muito importante para todas as pessoas, pois as leva a adquirir novos conhecimentos e a se tornarem mais autônomas, engajadas e participativas no meio em que vivem. Ter o hábito de ler, porém, não é algo comum a todas as pessoas, pois, muitas delas nem aprenderam a ler e outras não desenvolveram esse hábito e apenas utilizam essa prática em situações cotidianas que a exigem. Diante dessa situação, surgiu o interesse por este tema de pesquisa, que tem como objetivo discutir a importância do estímulo ao hábito da leitura, utilizando como recurso a literatura infantil, um recurso que se mostra rico e diversificado e que pode auxiliar famílias e instituições de ensino a aproximarem crianças e jovens do hábito de ler. A metodologia utilizada no estudo é baseada em revisões de literatura de autores como Cagliari (1989), Bräkling (2003), Brito (2010), entre outros que discutem o tema proposto na pesquisa. Percebe-se a necessidade de investir no desenvolvimento em processos que estimulem o hábito da leitura, pois ele não é comum a todas as pessoas e a literatura infantil demonstra-se uma ferramenta importante nesse processo, pois estimula a imaginação, a criatividade, reúne tipos diferenciados de textos e mesmo aqueles que não sabem ler podem ter nesse recurso uma fonte de interesse e estímulos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Eliane Alves da Silva (eliane.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-18T02:52:36Z No. of bitstreams: 2 A Importância Da Leitura Através Da Literatura Infantil.pdf: 251747 bytes, checksum: dbe49ba6d02f6f45d9009c7ff397d2a2 (MD5) anexos.pdf: 18717599 bytes, checksum: 52788f6a2c30154b7af7f81ce430ed51 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br), reason: Submissão rejeitada para realização de ajustes Prezada Eliane Alves da Silva Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf (Opcional) - Informamos que as submissões realizadas em duplicidade sejam excluídas da plataforma. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-10-18T15:21:25Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Eliane Alves da Silva (eliane.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-18T23:33:46Z No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 2850801 bytes, checksum: 1f13f3bdad99029ab9133376159996c4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-19T10:37:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 2850801 bytes, checksum: 1f13f3bdad99029ab9133376159996c4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-19T10:41:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 2850801 bytes, checksum: 1f13f3bdad99029ab9133376159996c4 (MD5) Previous issue date: 2022-10-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DA LEITURA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Eliane Alves da Silva.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.