Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2874
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM AUTISMO
Autor(es): Rocha, Rogério Moreira da Silva
Primeiro Orientador: Lamonier, Elisângela Leles
Resumo: Este artigo tem como problemática a observação dos desafios que os educadores enfrentam ao trabalhar com alunos com o Transtorno do Espectro Autista - TEA. Para isso, objetivamos demonstrar a importância da formação profissional e continuada para que os professores se sintam seguros e melhor preparados para ministrar aulas aos educandos autistas e possam ter experiências de ensino que se mostram inclusivas e facilitem a motivação e o aprendizado dos estudantes com autismo. A pesquisa foi realizada através da revisão bibliográfica baseada em autores como: Cavaco (2014), Cruz (2014), Monteiro (2003), Passerino (2012), Assêncio Ferreira (2005), Gil (2002), Kanner (2009), Kupfer (2004), Peeters (1988). Os estudos retratam o quanto ainda é necessário um olhar atencioso para o processo de inclusão escolar dos alunos com TEA e o quanto é desafiador aos docentes proporcionar o processo de ensino- aprendizagem pautado no atendimento às necessidades educacionais especializadas destes estudantes, uma vez que a formação docente, bem como os recursos para este atendimento são insatisfatórios para uma formação inclusiva, equitativa e integral para todos os alunos.
Abstract: This article is problematic to observe the challenges that educators face when working with students with Autism Spectrum Disorder - ASD. For this, we aim to demonstrate the importance of professional and continuing education so that teachers feel safe and better prepared to teach autistic students and can have teaching experiences that are inclusive and facilitate the motivation and learning of students with autism. The research was carried out through a literature review based on authors such as: Cavaco (2014), Cruz (2014), Monteiro (2003), Passerino (2012), Assêncio Ferreira (2005), Gil (2002), Kanner (2009), Kupfer (2004), Peeters (1988). The studies portray how much a careful look is still needed for the process of school inclusion of students with ASD and how challenging it is for teachers to provide the teaching-learning process based on meeting the specialized educational needs of these students, since the training teacher, as well as the resources for this service are unsatisfactory for an inclusive, equitable and integral formation for all students. Keywords: Autism Spectrum Disorder. Teacher training. Teaching-learning.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Formação de Professores
Ensino- aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2874
Data do documento: 29-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo científico ROGÉRIO Moreira da Silva Rocha.pdf348,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.