Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2872
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Silva, Aparecida de Loudes Martins
Primeiro Orientador: Mateus, Jeferson Carvalho
Resumo: O lúdico na educação infantil é uma ferramenta necessária para aprimorar o conhecimento das crianças no processo de ensino aprendizagem, compreendendo que a criança aprende e desenvolve suas habilidades durante as brincadeiras direcionadas nas atividades educativas pelo educador. A criança é um ser autônomo, inteligente e criativo, que forma seu conhecimento de mundo por situações que ocorrem ao seu entorno. Esta precisa brincar, é uma realidade do contexto social e biológico dessa fase de maturação. Assim quando o ambiente se torna monótono, sem aventuras, tedioso, dificulta e interfere no desenvolvimento de conhecimento. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem no ambiente de educação infantil, fazendo um paralelo do contexto socio histórico da educação no Brasil como reflexo das ações que foram sendo incorporadas para atender a demanda da necessidade da criança, além das obrigações básicas, biológicas e sociais. A metodologia aplicada quanto a técnica de estudo é de ordem bibliográfica fundamentada em literaturas de livros, artigos, entre outros autores que já publicaram assuntos referentes ao tema abordado. Quanto a busca dos objetivos é de cunho exploratório porque, por meios das hipóteses e questionamentos busca-se chegar à compreensão do objeto de estudo. Quanto a natureza da pesquisa é qualitativa porque envolveu investigação do fenômeno já analisado e que apresenta diversas possibilidades de uma maior percepção. Desta forma este estudo compreendeu que o lúdico no ambiente de educação infantil se faz necessário e atribui resultados significativos quanto a qualidade de conhecimento.
Abstract: The ludic in early childhood education is a necessary tool to improve children's knowledge in the teaching-learning process, understanding that the child learns and develops their skills during the games directed in educational activities by the educator. The child is an autonomous, intelligent and creative being, who forms his knowledge of the world through situations that occur around him. This one needs to play, it is a reality of the social and biological context of this maturation phase. So when the environment becomes monotonous, without adventures, tedious, it hinders and interferes with the development of knowledge. This work aims to demonstrate the importance of play in the teaching-learning process in the early childhood education environment, making a parallel of the socio-historical context of education in Brazil as a reflection of the actions that have been incorporated to meet the demand of the child's need, in addition to basic, biological and social obligations. The methodology applied regarding the study technique is of a bibliographic order based on literature from books, articles, among other authors who have already published subjects related to the topic addressed. As for the pursuit of objectives, it is exploratory because, through hypotheses and questioning, we seek to understand the object of study. As for the nature of the research, it is qualitative because it involved investigation of the phenomenon already analyzed and that presents several possibilities for a greater perception. In this way, this study understood that the ludic in the environment of early childhood education is necessary and attributes significant results in terms of the quality of knowledge.
Palavras-chave: Educação infantil
Brincadeiras
Crianças
Lúdico
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2872
Data do documento: 14-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_aparecida de lourdes martins silva.pdf523,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.