Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mateus, Jeferson Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608058943748961pt_BR
dc.creatorSilva, Aparecida de Loudes Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0006855011514312pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-16T00:50:26Z-
dc.date.available2022-10-15-
dc.date.available2022-10-16T00:50:26Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2872-
dc.description.abstractThe ludic in early childhood education is a necessary tool to improve children's knowledge in the teaching-learning process, understanding that the child learns and develops their skills during the games directed in educational activities by the educator. The child is an autonomous, intelligent and creative being, who forms his knowledge of the world through situations that occur around him. This one needs to play, it is a reality of the social and biological context of this maturation phase. So when the environment becomes monotonous, without adventures, tedious, it hinders and interferes with the development of knowledge. This work aims to demonstrate the importance of play in the teaching-learning process in the early childhood education environment, making a parallel of the socio-historical context of education in Brazil as a reflection of the actions that have been incorporated to meet the demand of the child's need, in addition to basic, biological and social obligations. The methodology applied regarding the study technique is of a bibliographic order based on literature from books, articles, among other authors who have already published subjects related to the topic addressed. As for the pursuit of objectives, it is exploratory because, through hypotheses and questioning, we seek to understand the object of study. As for the nature of the research, it is qualitative because it involved investigation of the phenomenon already analyzed and that presents several possibilities for a greater perception. In this way, this study understood that the ludic in the environment of early childhood education is necessary and attributes significant results in terms of the quality of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoO lúdico na educação infantil é uma ferramenta necessária para aprimorar o conhecimento das crianças no processo de ensino aprendizagem, compreendendo que a criança aprende e desenvolve suas habilidades durante as brincadeiras direcionadas nas atividades educativas pelo educador. A criança é um ser autônomo, inteligente e criativo, que forma seu conhecimento de mundo por situações que ocorrem ao seu entorno. Esta precisa brincar, é uma realidade do contexto social e biológico dessa fase de maturação. Assim quando o ambiente se torna monótono, sem aventuras, tedioso, dificulta e interfere no desenvolvimento de conhecimento. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem no ambiente de educação infantil, fazendo um paralelo do contexto socio histórico da educação no Brasil como reflexo das ações que foram sendo incorporadas para atender a demanda da necessidade da criança, além das obrigações básicas, biológicas e sociais. A metodologia aplicada quanto a técnica de estudo é de ordem bibliográfica fundamentada em literaturas de livros, artigos, entre outros autores que já publicaram assuntos referentes ao tema abordado. Quanto a busca dos objetivos é de cunho exploratório porque, por meios das hipóteses e questionamentos busca-se chegar à compreensão do objeto de estudo. Quanto a natureza da pesquisa é qualitativa porque envolveu investigação do fenômeno já analisado e que apresenta diversas possibilidades de uma maior percepção. Desta forma este estudo compreendeu que o lúdico no ambiente de educação infantil se faz necessário e atribui resultados significativos quanto a qualidade de conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aparecida de Lourdes Martins Silva (aparecida.martins@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-15T02:38:35Z No. of bitstreams: 1 artigo_aparecida de lourdes martins silva.pdf: 536464 bytes, checksum: 3e53b80097f01d5c75cef7ece79b2b1a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-16T00:43:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_aparecida de lourdes martins silva.pdf: 536464 bytes, checksum: 3e53b80097f01d5c75cef7ece79b2b1a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-16T00:50:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_aparecida de lourdes martins silva.pdf: 536464 bytes, checksum: 3e53b80097f01d5c75cef7ece79b2b1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-16T00:50:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo_aparecida de lourdes martins silva.pdf: 536464 bytes, checksum: 3e53b80097f01d5c75cef7ece79b2b1a (MD5) Previous issue date: 2022-10-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008. ARIÈS, Phillippe. História social da criança e da família. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. BARBOSA, Maria Carmen Silveira & HORN, Maria da Graça Souza. Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (Orgs.). Educação Infantil: Pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2001. P. 67-79. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. BNCC. 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf> em 19 de janeiro de 2022 _____ . Base Nacional Comum Curricular. BNCC. 2020. Disponível em: file:///D:/Downloads/BNCC%20pdf.pdf> Acesso em 19 de janeiro de 22. _____. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Disponível em: < <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> > Acesso em 19 de janeiro de 2022. _____. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1991. Disponível em: < http://wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61.pdf> Acesso em 19 de janeiro de 22 _____. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. _____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. CARVALHO, A.M.C. ET al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca.Vol. 1 e 2. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. CÓRDOVA Fernanda Peixoto; SILVEIRA Denise Tolfo. Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009 CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação como desafio na ordem jurídica. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; et all (org,). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2010. DIAS Elaine. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil Revista Educação e Linguagem – Vol. 7, n º 1 (2013). Disponível em: <http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2013/12/09/outros/2774a576f536917a9 9a29a6ec671de86.pdf>. Acesso em 19 janeiro de 22. DIAS, Sabrina da Costa. A emergência da sociologia da infância: rupturas conceituais no campo da sociologia e os paradoxos da infância na contemporaneidade. Veras, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 63-80, 2012. FANTACHOLI, F. N. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico. Revista Cientifica Aprender, Minas Gerais. Dez. 2011. Disponível Em: http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78> Acesso em 18/03/22 FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GARCIA, R. L. (org). Crianças, essas conhecidas tão desconhecidas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. GOBBI, Márcia Aparecida. Múltiplas linguagens de meninos e meninas no cotidiano da educação infantil. I Seminário Nacional Currículo em Movimento Perspectivas Atuais, 2010. Infantil. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2006. 68p. (Coleção PROINFANTIL; Unidade 6). KARINA Rizek Lopes; MENDES, Roseana Pereira; FARIA, Vitória Líbia Barreto, organizadoras. Educação de crianças. Programa de Formação de Professores de Educação KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1996. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Perspectiva, v. 12, n. 22, p. 105-128, 1994. KLEIN, Lígia Regina. Cadê a criança do Ariès que estava aqui? A fábrica comeu... In: Seminário Nacional De Estudos E Pesquisas “História, Sociedade E Educação No Brasil”, 9, João Pessoa, 2012. Anais... João Pessoa: UFPB, 2012. ISBN 978-85-7745- 551-5. KUHLMANN JR., (2015). Educando a infância brasileira. In: LOPES, E.M.T.; FARIA FILHO, L.M.; VEIGA, C.G. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, p. 469-496. LOPES, Karina Rizek; MENDES, Roseana Pereira; FARIA, Vitória Líbia Barreto de. (Orgs.). Livro de estudo. Brasília, 2006. 32 p. (Coleção PROINFANTIL; Unidade 3). MALAQUIAS, Maiane Santos; RIBEIRO, Suely de Souza. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem no Desenvolvimento da Infância. 2013. Disponível em: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-doludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia acesso em 21 de janeiro de 2022. MÜLLER, V. R. et al. O brincar das crianças: aproximações às culturas infantis. Revista Digital, Buenos Aires, v. 11, n. 104, 2007. Disponível em: < https://www.efdeportes.com/efd104/o-brincar-das-criancas-aproximacoes-as-culturasinfantis.htm> Acesso em 21 de fevereiro de 2021. OLIVEIRA, Maria Miguel de. A inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. Revista Ciencias da Educação. Maceió, ano I, vol 02, n. 01, Abri/Jun. 2013. OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração / Maxwell Ferreira de Oliveira. -- Catalão: UFG, 2011. OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos/ Zilma Ramos de Oliveira. -3. Ed. São Paulo: Cortez, 2007. – (Coleção Docência em Formação). OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a criança em foco. Encontros e desencontros na educação infantil: partilhando experiências de estágios/Luciana E. Ostetto (org.). – 10ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012. PASSETTI, Edson. Crianças carentes e políticas públicas. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das crianças no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2013, p. 347-375. PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. Ed. Vozes: Petrópolis, 1996. ____. Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976. PIETROBON, Sandra Regina Cardoso; UJIIE Nájela Tavares. Educação Infantil: Saberes fazeres. 1.ed. – Curitiba, PR: CRV, 2011. PINTO, Cibele Lemes; TAVARES, Helenice Maria. O lúdico na aprendizagem: apreender e aprender. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 226-235, 2010. PORTO, B. Z. Brincar, amar e viver na escola: a criatividade na formação do educador. In: ALMEIDA, M. T. P. (Org.). Brincar, amar e viver. 1. ed. Assis: Storbem Gráfica e Editora, 2014. p. 143−164. RIBEIRO, Suely de Souza. A Importância do Lúdico no Processo de EnsinoAprendizagem no Desenvolvimento da Infância. 2013 disponível em: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-do-ludico-noprocesso-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia Acesso em 21 janeiro de 22. SANDER, B. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007. SCHLINDWEIN Luciane Maria; LATERMAN Ilana; PETERS Leila. A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. Florianópolis: NUP, 2017. SOARES, Edna Machado. A ludicidade no processo de inclusão de alunos especiais no ambiente educacional. 2010. Disponível em http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/EMS.2.2010.pdf acesso em 21 janeiro de 22. TRISTÃO, Rosana Maria. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão - dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento. 4. ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Direito à educação e direitos na educação em perspectiva interdisciplinar / organizado por Nina Beatriz Stocco Ranieri e Angela Limongi Alvarenga Alves. – São Paulo: Cátedra UNESCO de Direto à Educação/Universidade de São Paulo (USP), 2018. VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico] / Antoni Zabala ; tradução: Ernani F. da F. Rosa ; revisão técnica: Nalú Farenzena. – Porto Alegre : Penso, 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_aparecida de lourdes martins silva.pdf523,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.