Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2864
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DA MUSICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Título(s) alternativo(s): | The importance of music in the teaching learning processo in child educaction |
Autor(es): | Lourenço, Denise de Sousa Pinheiro |
Primeiro Orientador: | Mateus, Jeferson |
Primeiro Membro da Banca: | Mateus, Susy |
Resumo: | A música representa um recurso pedagógico que contribui no desenvolvimento das capacidades intelectuais, afetivas e sociais das crianças. É possível dizer que o ensino na educação infantil quando trabalhado com ensino de músicas contribuem para que as crianças possam aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. Nesse estudo buscou-se pesquisar sobre a contribuição da música na educação infantil, com o objetivo de analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar tanto no desenvolvimento das crianças quanto aos educadores que atuam. Foi adotada a pesquisa qualitativa para análise do ensino e aprendizagem da música na educação infantil que respaldou-se, principalmente, nos estudos de Brito (2003), Godoi (2011), Lino (1999) e Oliveira (2011), entre outros, os quais trouxeram aportes importantes para fundamentação teórica desta pesquisa. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que é importante mencionar que as práticas de aulas com música na educação infantil resultam numa prática educativa e recreativa como instrumento educacional, auxiliando no desenvolvimento global das crianças assim como na sua aprendizagem. |
Abstract: | Music represents a pedagogical resource that contributes to the development of children's intellectual, affective and social capacities. It is possible to say that teaching in early childhood education when working with music teaching contributes to children being able to learn in a more pleasant, concrete and, consequently, more meaningful way, culminating in a quality education. In this study, we sought to research the contribution of music in early childhood education, with the objective of analyzing the contributions that music teaching can provide both in the development of children and the educators who work. Qualitative research was adopted to analyze the teaching and learning of music in early childhood education, based mainly on studies by Brito (2003), Godoi (2011), Lino (1999) and Oliveira (2011), among others, the which brought important contributions to the theoretical foundation of this research. In view of all the information contained in this study, it can be concluded that it is important to mention that the practices of music classes in early childhood education result in an educational and recreational practice as an educational instrument, helping the global development of children as well as their learning. |
Palavras-chave: | Música. Educação infantil. Processo Ensino Aprendizagem. Music. Child education. Teaching-Learning Process. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2864 |
Data do documento: | 30-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Digitalizar_2017_06_21_18_02_02_281.pdf | Documentação e TCC | 16,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.