Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mateus, Jeferson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608058943748961pt_BR
dc.contributor.referee1Mateus, Susy-
dc.creatorLourenço, Denise de Sousa Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1411650016769843pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-14T15:10:07Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-10-14T15:10:07Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2864-
dc.description.abstractMusic represents a pedagogical resource that contributes to the development of children's intellectual, affective and social capacities. It is possible to say that teaching in early childhood education when working with music teaching contributes to children being able to learn in a more pleasant, concrete and, consequently, more meaningful way, culminating in a quality education. In this study, we sought to research the contribution of music in early childhood education, with the objective of analyzing the contributions that music teaching can provide both in the development of children and the educators who work. Qualitative research was adopted to analyze the teaching and learning of music in early childhood education, based mainly on studies by Brito (2003), Godoi (2011), Lino (1999) and Oliveira (2011), among others, the which brought important contributions to the theoretical foundation of this research. In view of all the information contained in this study, it can be concluded that it is important to mention that the practices of music classes in early childhood education result in an educational and recreational practice as an educational instrument, helping the global development of children as well as their learning.pt_BR
dc.description.resumoA música representa um recurso pedagógico que contribui no desenvolvimento das capacidades intelectuais, afetivas e sociais das crianças. É possível dizer que o ensino na educação infantil quando trabalhado com ensino de músicas contribuem para que as crianças possam aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. Nesse estudo buscou-se pesquisar sobre a contribuição da música na educação infantil, com o objetivo de analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar tanto no desenvolvimento das crianças quanto aos educadores que atuam. Foi adotada a pesquisa qualitativa para análise do ensino e aprendizagem da música na educação infantil que respaldou-se, principalmente, nos estudos de Brito (2003), Godoi (2011), Lino (1999) e Oliveira (2011), entre outros, os quais trouxeram aportes importantes para fundamentação teórica desta pesquisa. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que é importante mencionar que as práticas de aulas com música na educação infantil resultam numa prática educativa e recreativa como instrumento educacional, auxiliando no desenvolvimento global das crianças assim como na sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Denise de Sousa Pinheiro Lourenço (denise.pinheiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-10T13:39:47Z No. of bitstreams: 4 correçao artigo final (2).pdf: 220741 bytes, checksum: 6c6e219ab7268a8beff921c1ae97b0d3 (MD5) termoderesponsabilidade.pdf: 566921 bytes, checksum: 79a035d6c070121627d905644a6bd40e (MD5) Digitalizar_2017_06_17_17_09_01_450.pdf: 3065793 bytes, checksum: 1ceee7512c9f53676b8b893fd69c59e8 (MD5) lattesdenise.jpeg: 152612 bytes, checksum: c4d7cc9954a984957020d593e91fd765 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada DENISE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. A inclusão do Termo é obrigatória dentro das submissões realizadas no Repositório. Por ventura o TCAE não esteja inserido no arquivo submetido, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma, para ajustes e adequação.  Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-10-11T01:28:34Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Denise de Sousa Pinheiro Lourenço (denise.pinheiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-14T13:44:38Z No. of bitstreams: 1 Digitalizar_2017_06_21_18_02_02_281.pdf: 16998201 bytes, checksum: 915c04be1917b37df51eba6251c5fc12 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-14T15:09:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Digitalizar_2017_06_21_18_02_02_281.pdf: 16998201 bytes, checksum: 915c04be1917b37df51eba6251c5fc12 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-14T15:10:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Digitalizar_2017_06_21_18_02_02_281.pdf: 16998201 bytes, checksum: 915c04be1917b37df51eba6251c5fc12 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-14T15:10:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Digitalizar_2017_06_21_18_02_02_281.pdf: 16998201 bytes, checksum: 915c04be1917b37df51eba6251c5fc12 (MD5) Previous issue date: 2022-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica. Educação infantil. Processo Ensino Aprendizagem.pt_BR
dc.subjectMusic. Child education. Teaching-Learning Process.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA MUSICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of music in the teaching learning processo in child educactionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Digitalizar_2017_06_21_18_02_02_281.pdfDocumentação e TCC16,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.