Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2859
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
metadata.dc.creator: | Ramos, Maria Lúcia Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mateus, Jeferson |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mateus, Susy |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo apresenta discussões, por meio de um estudo bibliográfico, acerca da importância do brincar na Educação Infantil como ferramenta para o desenvolvimento da criança. Tem por objetivo, apresentar a relação existente entre a criança e o brincar, nos diversos ambientes em que ela está inserida, inclusive na escola. Como questionamento, a pesquisa visa responder qual a importância do brincar e das brincadeiras na Educação Infantil para o desenvolvimento da criança? São descritas algumas possibilidades de brincadeiras que podem ser utilizadas no contexto escolar, bem como, as potencialidades que são desenvolvidas quando a criança participa desses momentos lúdicos. São propostas, ainda, algumas brincadeiras tradicionais que podem ser trabalhadas nos diversos meios, que seja familiar ou mesmo escolar, bem como os potenciais presentes em cada uma delas. Os resultados têm evidenciado que esses momentos lúdicos possibilitam o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Os aspectos físicos, motores e cognitivos da criança são, também, ampliados quando ela brinca e participa das brincadeiras que lhes são propostas. |
Abstract: | This paper consists of discussions about the importance of playing in Early Childhood Education as a tool for child development in terms of a bibliographic study. Its objective is to present the relationship between the child and the play, in different environments in which they are, including the school environment. Thus, this research aims to answer the following question ‘what is the importance of playing and games in Early Childhood Education for the child's development?’. Some possibilities of games that can be used in the school context are described, as well as the potentialities that are developed when the child participates in these playful moments. It is also proposed some traditional games that can be used in different environments, whether family or even school one, as also the potential in each of them. The results have shown that these playful contexts enable the integral development of the child in Early Childhood Education. The physical, motor and cognitive aspects of the child are alsoamplifiedwhenthey play and participate in the games that are proposed. Keywords: Childeducation. To play. Child. |
Keywords: | Educação Infantil Brincadeiras Crianças |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Iporá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2859 |
Issue Date: | 30-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Maria Lúcia Ferreira Ramos.pdf | 584,52 kB | Adobe PDF | View/Open | |
TCAE_Maria Lúcia Ferreira Ramos.pdf | 362,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.