Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mateus, Jeferson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lates.cnpq.br/2608058943748961pt_BR
dc.contributor.referee1Mateus, Susy-
dc.creatorRamos, Maria Lúcia Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lates.cnpq.br/3848317747809012pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-13T19:07:35Z-
dc.date.available2022-10-06-
dc.date.available2022-10-13T19:07:35Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2859-
dc.description.abstractThis paper consists of discussions about the importance of playing in Early Childhood Education as a tool for child development in terms of a bibliographic study. Its objective is to present the relationship between the child and the play, in different environments in which they are, including the school environment. Thus, this research aims to answer the following question ‘what is the importance of playing and games in Early Childhood Education for the child's development?’. Some possibilities of games that can be used in the school context are described, as well as the potentialities that are developed when the child participates in these playful moments. It is also proposed some traditional games that can be used in different environments, whether family or even school one, as also the potential in each of them. The results have shown that these playful contexts enable the integral development of the child in Early Childhood Education. The physical, motor and cognitive aspects of the child are alsoamplifiedwhenthey play and participate in the games that are proposed. Keywords: Childeducation. To play. Child.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta discussões, por meio de um estudo bibliográfico, acerca da importância do brincar na Educação Infantil como ferramenta para o desenvolvimento da criança. Tem por objetivo, apresentar a relação existente entre a criança e o brincar, nos diversos ambientes em que ela está inserida, inclusive na escola. Como questionamento, a pesquisa visa responder qual a importância do brincar e das brincadeiras na Educação Infantil para o desenvolvimento da criança? São descritas algumas possibilidades de brincadeiras que podem ser utilizadas no contexto escolar, bem como, as potencialidades que são desenvolvidas quando a criança participa desses momentos lúdicos. São propostas, ainda, algumas brincadeiras tradicionais que podem ser trabalhadas nos diversos meios, que seja familiar ou mesmo escolar, bem como os potenciais presentes em cada uma delas. Os resultados têm evidenciado que esses momentos lúdicos possibilitam o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Os aspectos físicos, motores e cognitivos da criança são, também, ampliados quando ela brinca e participa das brincadeiras que lhes são propostas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Lúcia Ferreira Ramos (maria.lucia@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-07T02:31:01Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (6).pdf: 598551 bytes, checksum: cd589d8b29d4650338679a57e265aa59 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf on 2022-10-07T19:47:14Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Lúcia Ferreira Ramos (maria.lucia@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-13T19:02:26Z No. of bitstreams: 2 ilovepdf_merged (6).pdf: 598551 bytes, checksum: cd589d8b29d4650338679a57e265aa59 (MD5) CamScanner 10-13-2022 15.31.pdf: 370723 bytes, checksum: 16482808f2cf028593bd7cf504e7a3db (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-13T19:04:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ilovepdf_merged (6).pdf: 598551 bytes, checksum: cd589d8b29d4650338679a57e265aa59 (MD5) CamScanner 10-13-2022 15.31.pdf: 370723 bytes, checksum: 16482808f2cf028593bd7cf504e7a3db (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-13T19:05:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ilovepdf_merged (6).pdf: 598551 bytes, checksum: cd589d8b29d4650338679a57e265aa59 (MD5) CamScanner 10-13-2022 15.31.pdf: 370723 bytes, checksum: 16482808f2cf028593bd7cf504e7a3db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-13T19:07:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ilovepdf_merged (6).pdf: 598551 bytes, checksum: cd589d8b29d4650338679a57e265aa59 (MD5) CamScanner 10-13-2022 15.31.pdf: 370723 bytes, checksum: 16482808f2cf028593bd7cf504e7a3db (MD5) Previous issue date: 2022-09-30en
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Maria Lúcia Ferreira Ramos.pdf584,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Maria Lúcia Ferreira Ramos.pdf362,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.