Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2858
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DAS CANTIGAS DE RODA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Souza, Marlene Clara de Santana
metadata.dc.contributor.advisor1: Mateus, Jeferson Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a importância das cantigas de roda para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Assim sendo, têm como problema; as cantigas de roda influenciam no desenvolvimento da aprendizagem? Por conseguinte, temos como objetivo geral compreender como as cantigas de rodas influenciam no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Para tal, nos baseamos na pesquisa bibliográfica, e a coleta de dados foi realizada através de leituras de artigos, teses, TCC, entre outros. Estes foram alguns autores consultados nesta pesquisa: Nogueira (2013), Souza (2015), Santos (2010). No decorrer desse estudo foram abordados um pouco de vários aspectos como História da música, Cantigas de rodas, Educação Infantil e o desenvolvimento da criança. Através da discussão compreendemos que as cantigas de roda possibilitam a articulação de várias linguagens como oral, escrita, corporal, musical e gestual, além do desenvolvimento cognitivo e motor, bem como a dicção, a audição e a atenção. Estes fatores contribuem para a socialização da criança, sendo este um mecanismo importantíssimo para o crescimento saudável. As cantigas de roda estão esquecidas por pais, professores e etc. Por isso faz-se necessário e essencial abordá-las no contexto escolar e familiar para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças com mais descontração e leveza.
Abstract: This work presents a bibliographical research on the importance of nursery rhymes for the development and learning of children in Early Childhood Education. Therefore, they have as a problem; Do nursery rhymes influence the development of learning? Therefore, our general objective is to understand how nursery rhymes influence the development of children's learning. To this end, we based ourselves on bibliographic research, and data collection was carried out through readings of articles, theses, TCC, among others. These were some authors consulted in this research: Nogueira (2013), Souza (2015), Santos (2010). In the course of this study, a little of various aspects such as History of music, Cantigas de roda, Infantile Education and the development of the child were addressed. Through the discussion we understand that the nursery rhymes enable the articulation of various languages such as oral, written, body, musical and gestural, in addition to cognitive and motor development, as well as diction, hearing and attention. These factors contribute to the child's socialization, which is a very important mechanism for healthy growth. The nursery rhymes are forgotten by parents, teachers, etc. Therefore, it is necessary and essential to address them in the school and family context for the development and learning of children with more relaxation and lightness.
Keywords: Cantigas de roda
Educação Infantil
Desenvolvimento
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2858
Issue Date: 30-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_Marlene Clara de Santana.pdfArtigo Científico899,41 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Marlene Clara de Santana.pdfAta de Aprovação265,19 kBAdobe PDFView/Open
Tcae_Marlene Clara de Santana.pdfTERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO343,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.