Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2858
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DAS CANTIGAS DE RODA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Souza, Marlene Clara de Santana
Primeiro Orientador: Mateus, Jeferson Carvalho
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a importância das cantigas de roda para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Assim sendo, têm como problema; as cantigas de roda influenciam no desenvolvimento da aprendizagem? Por conseguinte, temos como objetivo geral compreender como as cantigas de rodas influenciam no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Para tal, nos baseamos na pesquisa bibliográfica, e a coleta de dados foi realizada através de leituras de artigos, teses, TCC, entre outros. Estes foram alguns autores consultados nesta pesquisa: Nogueira (2013), Souza (2015), Santos (2010). No decorrer desse estudo foram abordados um pouco de vários aspectos como História da música, Cantigas de rodas, Educação Infantil e o desenvolvimento da criança. Através da discussão compreendemos que as cantigas de roda possibilitam a articulação de várias linguagens como oral, escrita, corporal, musical e gestual, além do desenvolvimento cognitivo e motor, bem como a dicção, a audição e a atenção. Estes fatores contribuem para a socialização da criança, sendo este um mecanismo importantíssimo para o crescimento saudável. As cantigas de roda estão esquecidas por pais, professores e etc. Por isso faz-se necessário e essencial abordá-las no contexto escolar e familiar para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças com mais descontração e leveza.
Abstract: This work presents a bibliographical research on the importance of nursery rhymes for the development and learning of children in Early Childhood Education. Therefore, they have as a problem; Do nursery rhymes influence the development of learning? Therefore, our general objective is to understand how nursery rhymes influence the development of children's learning. To this end, we based ourselves on bibliographic research, and data collection was carried out through readings of articles, theses, TCC, among others. These were some authors consulted in this research: Nogueira (2013), Souza (2015), Santos (2010). In the course of this study, a little of various aspects such as History of music, Cantigas de roda, Infantile Education and the development of the child were addressed. Through the discussion we understand that the nursery rhymes enable the articulation of various languages such as oral, written, body, musical and gestural, in addition to cognitive and motor development, as well as diction, hearing and attention. These factors contribute to the child's socialization, which is a very important mechanism for healthy growth. The nursery rhymes are forgotten by parents, teachers, etc. Therefore, it is necessary and essential to address them in the school and family context for the development and learning of children with more relaxation and lightness.
Palavras-chave: Cantigas de roda
Educação Infantil
Desenvolvimento
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2858
Data do documento: 30-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Marlene Clara de Santana.pdfArtigo Científico899,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Marlene Clara de Santana.pdfAta de Aprovação265,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tcae_Marlene Clara de Santana.pdfTERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO343,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.