Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mateus, Jeferson Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608058943748961pt_BR
dc.creatorSouza, Marlene Clara de Santana-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1319751640764587pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-13T18:34:45Z-
dc.date.available2022-10-07-
dc.date.available2022-10-13T18:34:45Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2858-
dc.description.abstractThis work presents a bibliographical research on the importance of nursery rhymes for the development and learning of children in Early Childhood Education. Therefore, they have as a problem; Do nursery rhymes influence the development of learning? Therefore, our general objective is to understand how nursery rhymes influence the development of children's learning. To this end, we based ourselves on bibliographic research, and data collection was carried out through readings of articles, theses, TCC, among others. These were some authors consulted in this research: Nogueira (2013), Souza (2015), Santos (2010). In the course of this study, a little of various aspects such as History of music, Cantigas de roda, Infantile Education and the development of the child were addressed. Through the discussion we understand that the nursery rhymes enable the articulation of various languages such as oral, written, body, musical and gestural, in addition to cognitive and motor development, as well as diction, hearing and attention. These factors contribute to the child's socialization, which is a very important mechanism for healthy growth. The nursery rhymes are forgotten by parents, teachers, etc. Therefore, it is necessary and essential to address them in the school and family context for the development and learning of children with more relaxation and lightness.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a importância das cantigas de roda para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Assim sendo, têm como problema; as cantigas de roda influenciam no desenvolvimento da aprendizagem? Por conseguinte, temos como objetivo geral compreender como as cantigas de rodas influenciam no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Para tal, nos baseamos na pesquisa bibliográfica, e a coleta de dados foi realizada através de leituras de artigos, teses, TCC, entre outros. Estes foram alguns autores consultados nesta pesquisa: Nogueira (2013), Souza (2015), Santos (2010). No decorrer desse estudo foram abordados um pouco de vários aspectos como História da música, Cantigas de rodas, Educação Infantil e o desenvolvimento da criança. Através da discussão compreendemos que as cantigas de roda possibilitam a articulação de várias linguagens como oral, escrita, corporal, musical e gestual, além do desenvolvimento cognitivo e motor, bem como a dicção, a audição e a atenção. Estes fatores contribuem para a socialização da criança, sendo este um mecanismo importantíssimo para o crescimento saudável. As cantigas de roda estão esquecidas por pais, professores e etc. Por isso faz-se necessário e essencial abordá-las no contexto escolar e familiar para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças com mais descontração e leveza.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marlene Clara de Santana (marlene.clara@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-07T19:30:08Z No. of bitstreams: 3 Artigo Científico .pdf: 920994 bytes, checksum: c56bef7630b77d53defa054447326e4b (MD5) Ata de Aprovação.pdf: 271559 bytes, checksum: 49e0bd53d2f7525253fd115790a85174 (MD5) Termo de responsabilidade.pdf: 181602 bytes, checksum: 389a9cb86f124acc155bc4b9eaa42c11 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Clara, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. Tal documento dever constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  on 2022-10-07T19:58:43Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marlene Clara de Santana (marlene.clara@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-12T01:01:15Z No. of bitstreams: 3 Artigo Científico .pdf: 920994 bytes, checksum: c56bef7630b77d53defa054447326e4b (MD5) Ata de Aprovação.pdf: 271559 bytes, checksum: 49e0bd53d2f7525253fd115790a85174 (MD5) Termo de Ciência e Autorização. TCA.pdf: 263153 bytes, checksum: c059b65907855ff50612f8b32b1be831 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MARLENE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O documento anexado sendo o TCAE não tem validade nas submissões feitas no repositório O TCAE é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,    on 2022-10-12T16:39:16Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marlene Clara de Santana (marlene.clara@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-13T17:58:21Z No. of bitstreams: 3 Artigo Científico .pdf: 920994 bytes, checksum: c56bef7630b77d53defa054447326e4b (MD5) Ata de Aprovação.pdf: 271559 bytes, checksum: 49e0bd53d2f7525253fd115790a85174 (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 351483 bytes, checksum: 398b91fa404ad6b090b0da5898bef559 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-13T18:26:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Científico .pdf: 920994 bytes, checksum: c56bef7630b77d53defa054447326e4b (MD5) Ata de Aprovação.pdf: 271559 bytes, checksum: 49e0bd53d2f7525253fd115790a85174 (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 351483 bytes, checksum: 398b91fa404ad6b090b0da5898bef559 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-13T18:28:33Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Científico .pdf: 920994 bytes, checksum: c56bef7630b77d53defa054447326e4b (MD5) Ata de Aprovação.pdf: 271559 bytes, checksum: 49e0bd53d2f7525253fd115790a85174 (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 351483 bytes, checksum: 398b91fa404ad6b090b0da5898bef559 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-13T18:34:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo Científico .pdf: 920994 bytes, checksum: c56bef7630b77d53defa054447326e4b (MD5) Ata de Aprovação.pdf: 271559 bytes, checksum: 49e0bd53d2f7525253fd115790a85174 (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 351483 bytes, checksum: 398b91fa404ad6b090b0da5898bef559 (MD5) Previous issue date: 2022-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCantigas de rodapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DAS CANTIGAS DE RODA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Marlene Clara de Santana.pdfArtigo Científico899,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Marlene Clara de Santana.pdfAta de Aprovação265,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tcae_Marlene Clara de Santana.pdfTERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO343,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.