Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2857
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: SITUAÇÕES COMUNICACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA
metadata.dc.creator: Freitas, Daniela
metadata.dc.contributor.advisor1: Santiago, Flávio
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta a oralidade e escrita no contexto da educação infantil. A prática da leitura oral apresenta dentre suas diversas propostas ler algo em voz alta para que pessoas ao redor ouçam, se interajam, sem dúvida, um dos principais mecanismos para se estabelecer a aprendizagem coletiva, a linguagem formal e comunicação entre os diferentes atores sociais que povoam nossa sociedade. O objetivo geral do trabalho é compreender como a leitura pode influenciar na oralidade e na escrita na educação infantil. O hábito de ler ajuda a desenvolver a imaginação, interpretação e argumentação dos indivíduos, a leitura tida como uma das principais ferramentas na produção, transmissão e disseminação e fundamentação do saber. Na educação infantil, ler para as crianças durante as aulas é essencial, pois possibilita que a criança aprenda com mais facilidade, ajudando na sua memorização e raciocínio, permite que, além de decodificar letras e sons, as crianças compreendam o sentido de cada palavra, tornando a aprendizagem mais significativa e agradável. E a escrita ajuda a criança na expressão dos seus sentimentos, emoções. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi bibliográfica.
Abstract: The present work presents orality and writing in the context of early childhood education. The practice of oral reading presents, among its many proposals, reading something aloud so that people around it can hear, interact, without a doubt, one of the main mechanisms to establish collective learning, formal language and communication between the different social actors that populate our society. The general objective of this work is to understand how reading can influence orality and writing in early childhood education. The habit of reading helps to develop the imagination, interpretation and argumentation of individuals, reading seen as one of the main tools in the production, transmission and dissemination and foundation of knowledge. In early childhood education, reading to children during class is essential, helping in their memorization and reasoning, allows that, in addition to decoding letters and sounds, children understand the meaning of each word, making learning more meaningful and enjoyable. And writing helps the child to express their feelings, emotions. The methodology used to carry out the research was bibliographic.
Keywords: Educação Infantil
Escrita
Leitura
Oralidade
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2857
Issue Date: 29-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Daniela Oliveira.pdf894,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.