Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2854
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
Autor(es): | Moura, Vanuza Caetano de |
Primeiro Orientador: | Martins, Pollyany Pereira |
Resumo: | O presente trabalho discorre acerca da utilização de atividades lúdicas como componente didático-pedagógico que contribuem com o dinamismo das aulas e do ensino de Geografia. Assim, este artigo tem como objetivo, compreender a funcionalidade e os resultados da aplicação lúdica no ensino de Geografi,a exclusivamente no Ensino Fundamental, por meio da análise de três recursos, sendo dois jogos (dominó geográfico e trilha geográfica) e uma plataforma digital (Mentimeter). Metodologicamente, optamos por desenvolver a presente pesquisa a partir da abordagem qualitativa e revisão de material bibliográfico, com fundamentos teóricos e conceituais de autores como Piaget (2017), Klausen (2019), Kochhan e Moraes (2014), Kishimoto (2003), Martins (2019), dentre outros. Com o estudo sobre a temática abordada, foi possível perceber que existe uma diversidade de recursos que pode agregar o ensino de Geografia. Vale ressaltar que, uso de jogos adaptados e confeccionados pelos professores e alunos em sala de aula atende a uma realidade de muitas escolas. Dessa forma com do uso dos jogos o ensino da Geografia pode ser contemplado de forma criativa e divertida, garantindo aprendizagem significativa para os alunos. Do mesmo modo, o uso de plataformas como o Mentimeter devem estar cada dia mais presentes, pois, além de provocar atratividade, direciona os alunos às práticas ativas em sala de aula. |
Abstract: | This study expatiates on using playful activities as didactic-pedagogical tools that add to the class dynamism and Geography teaching. Thereby, this paper aims to comprehend the functionality and the results of these activities in Geography education, exclusively, in Elementary School. This was done by analyzing three resources which include two games (geographical domino and geographical track) and one digital platform (Mentimeter). Methodologically, it was chosen to develop this study from a qualitative approach and revising the subject’s literature, with theorical and conceptual underpin in authors such as Piaget (2007), Klausen (2019), Kochhan and Moraes (2014), Kishimoto (2003), Martins (2019), among others. The research has shown that there are numerous resources that can be used in Geography teaching. Also, its important being said that, using games adapted and made by teachers and students in class met the reality of several schools, and by using these games, teaching Corrigir: “Geography”. can be done in a fun and creative way, ensuring a significative learning process. Likewise, using platforms as Mentimeter must be each day more present in education since, besides being attractive, drives the students to be more active in class. |
Palavras-chave: | Lúdico no ensino Aprendizagem Geografia Ensino Fundamental |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2854 |
Data do documento: | 29-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vanuza Caetano de Moura.pdf | 788,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa de trabalho de curso - Vanuza Caetano de Moura.pdf | 206,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
termo_de_autorizacao.pdf | 219,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.