Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Pollyany Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2125010229831882pt_BR
dc.creatorMoura, Vanuza Caetano de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7148162820529265pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-12T16:29:19Z-
dc.date.available2022-10-11-
dc.date.available2022-10-12T16:29:19Z-
dc.date.issued2022-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2854-
dc.description.abstractThis study expatiates on using playful activities as didactic-pedagogical tools that add to the class dynamism and Geography teaching. Thereby, this paper aims to comprehend the functionality and the results of these activities in Geography education, exclusively, in Elementary School. This was done by analyzing three resources which include two games (geographical domino and geographical track) and one digital platform (Mentimeter). Methodologically, it was chosen to develop this study from a qualitative approach and revising the subject’s literature, with theorical and conceptual underpin in authors such as Piaget (2007), Klausen (2019), Kochhan and Moraes (2014), Kishimoto (2003), Martins (2019), among others. The research has shown that there are numerous resources that can be used in Geography teaching. Also, its important being said that, using games adapted and made by teachers and students in class met the reality of several schools, and by using these games, teaching Corrigir: “Geography”. can be done in a fun and creative way, ensuring a significative learning process. Likewise, using platforms as Mentimeter must be each day more present in education since, besides being attractive, drives the students to be more active in class.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discorre acerca da utilização de atividades lúdicas como componente didático-pedagógico que contribuem com o dinamismo das aulas e do ensino de Geografia. Assim, este artigo tem como objetivo, compreender a funcionalidade e os resultados da aplicação lúdica no ensino de Geografi,a exclusivamente no Ensino Fundamental, por meio da análise de três recursos, sendo dois jogos (dominó geográfico e trilha geográfica) e uma plataforma digital (Mentimeter). Metodologicamente, optamos por desenvolver a presente pesquisa a partir da abordagem qualitativa e revisão de material bibliográfico, com fundamentos teóricos e conceituais de autores como Piaget (2017), Klausen (2019), Kochhan e Moraes (2014), Kishimoto (2003), Martins (2019), dentre outros. Com o estudo sobre a temática abordada, foi possível perceber que existe uma diversidade de recursos que pode agregar o ensino de Geografia. Vale ressaltar que, uso de jogos adaptados e confeccionados pelos professores e alunos em sala de aula atende a uma realidade de muitas escolas. Dessa forma com do uso dos jogos o ensino da Geografia pode ser contemplado de forma criativa e divertida, garantindo aprendizagem significativa para os alunos. Do mesmo modo, o uso de plataformas como o Mentimeter devem estar cada dia mais presentes, pois, além de provocar atratividade, direciona os alunos às práticas ativas em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanuza Caetano de Moura (vanuza.caetano@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-11T21:48:06Z No. of bitstreams: 3 TCC - Vanuza Caetano de Moura.pdf: 807035 bytes, checksum: bb15f76dfc401b899052ecc553d5eb31 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vanuza Caetano de Moura.pdf: 211914 bytes, checksum: 9ab74928c72af173eacfcb053580552f (MD5) termo_de_autorizacao.pdf: 224987 bytes, checksum: ee7434adcbd7125d5c4e19e94b6c6e8d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-12T16:25:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC - Vanuza Caetano de Moura.pdf: 807035 bytes, checksum: bb15f76dfc401b899052ecc553d5eb31 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vanuza Caetano de Moura.pdf: 211914 bytes, checksum: 9ab74928c72af173eacfcb053580552f (MD5) termo_de_autorizacao.pdf: 224987 bytes, checksum: ee7434adcbd7125d5c4e19e94b6c6e8d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-12T16:26:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC - Vanuza Caetano de Moura.pdf: 807035 bytes, checksum: bb15f76dfc401b899052ecc553d5eb31 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vanuza Caetano de Moura.pdf: 211914 bytes, checksum: 9ab74928c72af173eacfcb053580552f (MD5) termo_de_autorizacao.pdf: 224987 bytes, checksum: ee7434adcbd7125d5c4e19e94b6c6e8d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-12T16:29:19Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC - Vanuza Caetano de Moura.pdf: 807035 bytes, checksum: bb15f76dfc401b899052ecc553d5eb31 (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso - Vanuza Caetano de Moura.pdf: 211914 bytes, checksum: 9ab74928c72af173eacfcb053580552f (MD5) termo_de_autorizacao.pdf: 224987 bytes, checksum: ee7434adcbd7125d5c4e19e94b6c6e8d (MD5) Previous issue date: 2022-09-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdico no ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanuza Caetano de Moura.pdf788,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa de trabalho de curso - Vanuza Caetano de Moura.pdf206,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo_de_autorizacao.pdf219,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.