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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA COORDENAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Souza, Nayara Lima
Primeiro Orientador: Pareja, Eliane Teodoro Coimbra
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento da coordenação motora na educação infantil. Destacando como problemática: Qual a importância da coordenação motora na educação infantil? Nesse sentido tratou-se de legislações que garantem o direito da criança a ter acesso à instituição e consequentemente contato direto com a educação infantil. Justifica-se o presente artigo no direito da criança em se desenvolver, através de estímulos que trabalhem a coordenação motora. Os principais autores utilizados no referencial teórico são Girotto (2020), Brandão (1984) e Gonçalves (2011), que nos mostra o quão importante é a coordenação motora na educação infantil, e qual o seu papel no desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de natureza básica, quanto aos objetivos uma pesquisa exploratória e de cunho bibliográfico, elaborado por meio de pesquisas em livros, documentos, revistas etc. Os resultados e discussões obtidos se relacionam com a coordenação motora, que tem papel primordial no desenvolvimento não somente dos movimentos motores da criança, mas também do cognitivo e social. Considera-se que a criança desde pequena tem o direito de ter acesso a esse desenvolvimento de forma lúdica e dinâmica. O professor pedagogo é quem está apto a instruir esse desenvolvimento, possibilitando inúmeros benefícios.
Abstract: The main purpose of this article is to analyze the development of motor coordination in early childhood education. Emphazing as an issue of this study the following question: What’s the importance of motor coordination in Children Education? Along this lines, took up with some legislations which guarantee the child's right to have access to the institution and consequently straight contact with early childhood education. This present paper justifies in the child’s right of being developed, through trigger that works with children’s motor coordination. The theoretical framework is based on some authors such as Girotto (2020), Brandão (1984) and Gonçalves (2011) who demonstrate how importante is the motor coordination in children’s education and what its paper in kid’s development is. The methodology used is a qualitative approach, of a basic nature, regarding the objectives of an exploratory and bibliographic, elaborated through researches in books, documents, magazines, etc. The results and discussions obtained are related to motor coordination, which plays a primary role in the development, not only of motor movements of the child, but also of its cognitive and social dimensions. It is considered that the child since childhood has the right to have access to this development in a playful and dynamic way. The pedagogue teacher is the one who is able to instruct this development, enabling numerous benefits.
Palavras-chave: Criança
Pedagogo
Coordenação motora
Educação infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2844
Data do documento: 10-Out-2022
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