Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pareja, Eliane Teodoro Coimbra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9022353042507149 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Nayara Lima | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T10:55:22Z | - |
dc.date.available | 2022-10-11T10:55:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2844 | - |
dc.description.abstract | The main purpose of this article is to analyze the development of motor coordination in early childhood education. Emphazing as an issue of this study the following question: What’s the importance of motor coordination in Children Education? Along this lines, took up with some legislations which guarantee the child's right to have access to the institution and consequently straight contact with early childhood education. This present paper justifies in the child’s right of being developed, through trigger that works with children’s motor coordination. The theoretical framework is based on some authors such as Girotto (2020), Brandão (1984) and Gonçalves (2011) who demonstrate how importante is the motor coordination in children’s education and what its paper in kid’s development is. The methodology used is a qualitative approach, of a basic nature, regarding the objectives of an exploratory and bibliographic, elaborated through researches in books, documents, magazines, etc. The results and discussions obtained are related to motor coordination, which plays a primary role in the development, not only of motor movements of the child, but also of its cognitive and social dimensions. It is considered that the child since childhood has the right to have access to this development in a playful and dynamic way. The pedagogue teacher is the one who is able to instruct this development, enabling numerous benefits. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento da coordenação motora na educação infantil. Destacando como problemática: Qual a importância da coordenação motora na educação infantil? Nesse sentido tratou-se de legislações que garantem o direito da criança a ter acesso à instituição e consequentemente contato direto com a educação infantil. Justifica-se o presente artigo no direito da criança em se desenvolver, através de estímulos que trabalhem a coordenação motora. Os principais autores utilizados no referencial teórico são Girotto (2020), Brandão (1984) e Gonçalves (2011), que nos mostra o quão importante é a coordenação motora na educação infantil, e qual o seu papel no desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de natureza básica, quanto aos objetivos uma pesquisa exploratória e de cunho bibliográfico, elaborado por meio de pesquisas em livros, documentos, revistas etc. Os resultados e discussões obtidos se relacionam com a coordenação motora, que tem papel primordial no desenvolvimento não somente dos movimentos motores da criança, mas também do cognitivo e social. Considera-se que a criança desde pequena tem o direito de ter acesso a esse desenvolvimento de forma lúdica e dinâmica. O professor pedagogo é quem está apto a instruir esse desenvolvimento, possibilitando inúmeros benefícios. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nayara Lima de Sousa (nayara.lima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-11T01:09:24Z No. of bitstreams: 1 artigo_nayara lima de souza.pdf: 590308 bytes, checksum: 7ab1744f80c1ae8fbf4db784de730d43 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-11T10:39:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_nayara lima de souza.pdf: 590308 bytes, checksum: 7ab1744f80c1ae8fbf4db784de730d43 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-11T10:50:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_nayara lima de souza.pdf: 590308 bytes, checksum: 7ab1744f80c1ae8fbf4db784de730d43 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-11T10:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo_nayara lima de souza.pdf: 590308 bytes, checksum: 7ab1744f80c1ae8fbf4db784de730d43 (MD5) Previous issue date: 2022-10-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2004. BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade teoria e prática: Estimulação, educação e reeducação psicomotora, contribuições para as atividades aquáticas. São Paulo: Lovise, 1998. BRANDÃO, Samarão. Desenvolvimento psicomotor da mão. Rio de Janeiro, Enelivros, 1984. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal:, 1988. DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. IN: _______ e col. O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006, p.15-41. 12 GIL, Antonio Carlos, Métodos e técnicas de pesquisa social, - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. GONÇALVES, Fátima. Do andar ao escrever: um caminho psicomotor. São Paulo: Cultural RBL, 2011. FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010a. BRASIL. SÃO PAULO: Saraiva, 1996. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. MORAES, Paula Louredo. "Coordenação motora"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coordenacao-motora.htm>. Acesso em 14/ 02/ 2022. OLIVEIRA, Gislene de Campos, Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 13. ed. –Petrópolis RJ: Vozes, 2008. PROJETO POLITICO PEDAGOGICO, Centro municipal de educação infantil Vanda Borges, Acreúna-Goiás, 2021. GIROTTO, Paula. Tipos de coordenação motora. Nagaroli / design & Web, 2020. Disponível em: <https://drapaulagirotto.com.br/tiposdecoordenacaomotora/#Coordenacao_Motora_O_Que_E > Acesso em: 11/04/22. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Pedagogo | pt_BR |
dc.subject | Coordenação motora | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DA COORDENAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_nayara lima de souza.pdf | 576,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.