Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pareja, Eliane Teodoro Coimbra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9022353042507149pt_BR
dc.creatorSouza, Nayara Lima-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T10:55:22Z-
dc.date.available2022-10-11T10:55:22Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2844-
dc.description.abstractThe main purpose of this article is to analyze the development of motor coordination in early childhood education. Emphazing as an issue of this study the following question: What’s the importance of motor coordination in Children Education? Along this lines, took up with some legislations which guarantee the child's right to have access to the institution and consequently straight contact with early childhood education. This present paper justifies in the child’s right of being developed, through trigger that works with children’s motor coordination. The theoretical framework is based on some authors such as Girotto (2020), Brandão (1984) and Gonçalves (2011) who demonstrate how importante is the motor coordination in children’s education and what its paper in kid’s development is. The methodology used is a qualitative approach, of a basic nature, regarding the objectives of an exploratory and bibliographic, elaborated through researches in books, documents, magazines, etc. The results and discussions obtained are related to motor coordination, which plays a primary role in the development, not only of motor movements of the child, but also of its cognitive and social dimensions. It is considered that the child since childhood has the right to have access to this development in a playful and dynamic way. The pedagogue teacher is the one who is able to instruct this development, enabling numerous benefits.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento da coordenação motora na educação infantil. Destacando como problemática: Qual a importância da coordenação motora na educação infantil? Nesse sentido tratou-se de legislações que garantem o direito da criança a ter acesso à instituição e consequentemente contato direto com a educação infantil. Justifica-se o presente artigo no direito da criança em se desenvolver, através de estímulos que trabalhem a coordenação motora. Os principais autores utilizados no referencial teórico são Girotto (2020), Brandão (1984) e Gonçalves (2011), que nos mostra o quão importante é a coordenação motora na educação infantil, e qual o seu papel no desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de natureza básica, quanto aos objetivos uma pesquisa exploratória e de cunho bibliográfico, elaborado por meio de pesquisas em livros, documentos, revistas etc. Os resultados e discussões obtidos se relacionam com a coordenação motora, que tem papel primordial no desenvolvimento não somente dos movimentos motores da criança, mas também do cognitivo e social. Considera-se que a criança desde pequena tem o direito de ter acesso a esse desenvolvimento de forma lúdica e dinâmica. O professor pedagogo é quem está apto a instruir esse desenvolvimento, possibilitando inúmeros benefícios.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nayara Lima de Sousa (nayara.lima@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-11T01:09:24Z No. of bitstreams: 1 artigo_nayara lima de souza.pdf: 590308 bytes, checksum: 7ab1744f80c1ae8fbf4db784de730d43 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-11T10:39:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_nayara lima de souza.pdf: 590308 bytes, checksum: 7ab1744f80c1ae8fbf4db784de730d43 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-11T10:50:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_nayara lima de souza.pdf: 590308 bytes, checksum: 7ab1744f80c1ae8fbf4db784de730d43 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-11T10:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo_nayara lima de souza.pdf: 590308 bytes, checksum: 7ab1744f80c1ae8fbf4db784de730d43 (MD5) Previous issue date: 2022-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2004. BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade teoria e prática: Estimulação, educação e reeducação psicomotora, contribuições para as atividades aquáticas. São Paulo: Lovise, 1998. BRANDÃO, Samarão. Desenvolvimento psicomotor da mão. Rio de Janeiro, Enelivros, 1984. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal:, 1988. DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. IN: _______ e col. O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006, p.15-41. 12 GIL, Antonio Carlos, Métodos e técnicas de pesquisa social, - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. GONÇALVES, Fátima. Do andar ao escrever: um caminho psicomotor. São Paulo: Cultural RBL, 2011. FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010a. BRASIL. SÃO PAULO: Saraiva, 1996. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. MORAES, Paula Louredo. "Coordenação motora"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coordenacao-motora.htm>. Acesso em 14/ 02/ 2022. OLIVEIRA, Gislene de Campos, Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 13. ed. –Petrópolis RJ: Vozes, 2008. PROJETO POLITICO PEDAGOGICO, Centro municipal de educação infantil Vanda Borges, Acreúna-Goiás, 2021. GIROTTO, Paula. Tipos de coordenação motora. Nagaroli / design & Web, 2020. Disponível em: <https://drapaulagirotto.com.br/tiposdecoordenacaomotora/#Coordenacao_Motora_O_Que_E > Acesso em: 11/04/22.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectCoordenação motorapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA COORDENAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_nayara lima de souza.pdf576,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.