Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2837
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O NOVO ENSINO MÉDIO:PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO NONO ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BARRA DO GARÇAS-MT. |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Thais |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Rosivânia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gomes, Caroindes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Viana, Diego |
metadata.dc.description.resumo: | A educação que antigamente conhecíamos como Ensino Médio e era ofertada por três anos subsequentes, ao final do nono ano do Ensino Fundamental, a partir de 2022, mudará. Nele, será incluído, concomitantemente, a educação profissional. O presente trabalho tem como objetivo verificar se os alunos do nono ano das escolas públicas estaduais de Barra do Garças-MT estão interessados neste novo formato de ensino, se querem cursar neste novo modelo e se atinam que irão aprender mais com essa junção ou não. Como não houve uma consulta prévia aos estudantes sobre o tema, é de relevância acadêmica que saibamos o que os principais contemplados pensam sobre o assunto, já a metodologia empregada foi uma pesquisa científica qualitativa aplicada. Quanto ao objetivo, trata se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com o procedimento de coleta de dados. O levantamento dessas informações foi um questionário aplicado in loco com conversas e diário de campo. Os resultados obtidos mostraram que os alunos sabem da mudança do Ensino Médio, gostaram dela, mas ainda não sabem quais cursos profissionalizantes irão cursar. Acreditam que estarão mais bem qualificados nesse novo formato, vão optar por ele, se interessam por cursos profissionalizantes e têm o maior interesse em cursos da área de tecnologia e saúde. |
Abstract: | The education that we previously knew as high school and was offered for three subsequent years, at the end of the ninth year of elementary school, from 2022, will change. It will include, concomitantly, professional education. The present work aims to verify if the students of the ninth year of the state public schools of Barra do Garças-MT are interested in this new teaching format, if they want to attend this new model and if they reach that they will learn more from this junction or not. As there was no prior consultation with students on the subject, it is of academic relevance that we know what the main contemplators think about the subject, while the methodology used was qualitative scientific research applied. As for the objective, this is exploratory research with a qualitative approach, with the data collection procedure. The survey of this information was a questionnaire applied in loco with conversations and field diary. The results showed that students know about the change in high school, liked it, but still do not know which vocational courses they will attend. They believe they will be better qualified in this new format, will opt for it, are interested in vocational courses and have the greatest interest in technology and health courses. |
Keywords: | Ensino médio Educação profissionalizante Novo currículo |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Iporá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2837 |
Issue Date: | 21-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Thais Oliveira.pdf | tcc_Thais Oliveira | 566,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.