Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Rosivânia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8388450058691001pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Caroindes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3858289473837461pt_BR
dc.contributor.referee2Viana, Diego-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9042875660561395pt_BR
dc.creatorOliveira, Thais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2373849743845892pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T01:18:35Z-
dc.date.available2022-10-09-
dc.date.available2022-10-11T01:18:35Z-
dc.date.issued2022-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2837-
dc.description.abstractThe education that we previously knew as high school and was offered for three subsequent years, at the end of the ninth year of elementary school, from 2022, will change. It will include, concomitantly, professional education. The present work aims to verify if the students of the ninth year of the state public schools of Barra do Garças-MT are interested in this new teaching format, if they want to attend this new model and if they reach that they will learn more from this junction or not. As there was no prior consultation with students on the subject, it is of academic relevance that we know what the main contemplators think about the subject, while the methodology used was qualitative scientific research applied. As for the objective, this is exploratory research with a qualitative approach, with the data collection procedure. The survey of this information was a questionnaire applied in loco with conversations and field diary. The results showed that students know about the change in high school, liked it, but still do not know which vocational courses they will attend. They believe they will be better qualified in this new format, will opt for it, are interested in vocational courses and have the greatest interest in technology and health courses.pt_BR
dc.description.resumoA educação que antigamente conhecíamos como Ensino Médio e era ofertada por três anos subsequentes, ao final do nono ano do Ensino Fundamental, a partir de 2022, mudará. Nele, será incluído, concomitantemente, a educação profissional. O presente trabalho tem como objetivo verificar se os alunos do nono ano das escolas públicas estaduais de Barra do Garças-MT estão interessados neste novo formato de ensino, se querem cursar neste novo modelo e se atinam que irão aprender mais com essa junção ou não. Como não houve uma consulta prévia aos estudantes sobre o tema, é de relevância acadêmica que saibamos o que os principais contemplados pensam sobre o assunto, já a metodologia empregada foi uma pesquisa científica qualitativa aplicada. Quanto ao objetivo, trata se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com o procedimento de coleta de dados. O levantamento dessas informações foi um questionário aplicado in loco com conversas e diário de campo. Os resultados obtidos mostraram que os alunos sabem da mudança do Ensino Médio, gostaram dela, mas ainda não sabem quais cursos profissionalizantes irão cursar. Acreditam que estarão mais bem qualificados nesse novo formato, vão optar por ele, se interessam por cursos profissionalizantes e têm o maior interesse em cursos da área de tecnologia e saúde.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thais Helena Bezerra de Oliveira (thais.helena@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-09T19:13:51Z No. of bitstreams: 1 tcc_Thais Oliveira.pdf: 580174 bytes, checksum: 3a5356b2c4561497839426a4b065fa6d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-11T01:15:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Thais Oliveira.pdf: 580174 bytes, checksum: 3a5356b2c4561497839426a4b065fa6d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-11T01:18:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Thais Oliveira.pdf: 580174 bytes, checksum: 3a5356b2c4561497839426a4b065fa6d (MD5) Previous issue date: 2022-09-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.ano 154, seção 1, n1. BRASIL, Lei 13 415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm Acesso dia 01 de out de 2021. _______, Lei 13 415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário de Oficial da União. Brasília, DF, ano 154, n. 1, 16 fevereiro 2017. Seção I, p.1. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/602639/publicacao/15657824 _______, Medida provisória que altera a Lei de 3 de janeiro de 2012. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv748.htm _______, Medida Provisória 746/2016. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992 Acesso dia 03/09/2021, Às 10:27. _______, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.1988. _______, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 20 dez. 1996. _______, PNE. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível me http://pne.mec.gov.br/18- planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso dia 03/09/2021, ás 10:40. CAMPOS, Lorraine Vilela. "Novo Ensino Médio: entenda a reforma"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/novo-ensino-medio-entenda reforma.htm. Acesso em 30 de setembro de 2021. CONSED, 2018. http://www.consed.org.br COSTA, Regis Clemente; SUBTIL, Maria José Dozza. A Ditadura Militar no Brasil e a proibição do ensino de filosofia: entre o tecnicismo e a subversão política. Imagens Da Educação, v. 6, n. 2, p. 29-41, 2016. COSTA, Maria Adélia e Coutinho, Eduardo Henrique Lacerda. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educação & Realidade [online]. 2018, v. 43, n. 4 [Acessado 13 Agosto 2021] , pp. 1633-1652. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-623676506>. Epub 06 Ago 2018. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623676506 COSTA, Marilda de Oliveira e Silva, Leonardo Almeida. Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional. Revista Brasileira de Educação [online]. 2019, v. 24 [Acessado 13 Agosto 2021] , e240047. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240047>. Epub 14 Out 2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240047. FERES, MARCELO. Desafios e possibilidades para o desenvolvimento estratégico da educação profissionalizante e técnica no Brasil e sua articulação com o ensino médio. Brasília, 2019. Disponível em: Microsoft Word - EPT_EM__V3_Expandida.doc (movimentopelabase.org.br), 01 de outubro de 2022, às 02:00h FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados [online]. 2018, v. 32, n. 93 [Acessado 13 Agosto 2021], pp. 25-42. Disponível em: <https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028>. ISSN 1806-9592. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028. FLIK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. trad.Sandra Netz.-.ed.-Porto Alegre:Bookman, 2004. FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação & Sociedade [online]. 2007, v. 28, n. 100 [Acessado 3 Setembro 2021], pp. 1129-1152. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101- 73302007000300023>. Epub 29 Out 2007. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/S0101- 73302007000300023. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. IBGE .Cidades. Barra do Garças-MT. 17/09 AS 14:27H https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/barra-do-garcas/panorama INEP, Instituto nacional de estudo e pesquisas educacionais Anísio Teixeira, Disseminação de resultados. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso dia 30 set de 2021, às 11:22h. IOMAT- Superintendência de Imprensa Oficial de Mato Grosso, disponível em https://www.iomat.mt.gov.br/ KUENZER, A. Z. & MACHADO, L. R. S. A pedagogia tecnicista. In: MELLO, G. N. (org.) Escola nova, tecnicismo e educação compensatória. São Paulo: Loyola, 1982, p. 29-52. KUENZER, A. Ensino Médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. LIBÂNEO, José Carlos. Saber, saber ser, saber fazer, o conteúdo do fazer pedagógico. Revista da ANDE, ano 1, 1982. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1990. LOTTA, Gabriela Spanghero et al. Efeito de mudanças no contexto de implementação de uma política multinível: análise do caso da Reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista de Administração Pública [online]. 2021, v. 55, n. 2 [Acessado 13 Agosto 2021] , pp. 395- 413. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0034-761220190159>. Epub 05 Maio 2021. ISSN 1982-3134. https://doi.org/10.1590/0034-761220190159. MENEZES, EbenezerTakuno de. Verbete modalidades de ensino. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/modalidades-de-ensino/>. Acesso em 17 set 2021. NAVARRO, KOEPSEL, ELIANA CLÁUDIA, OLIVEIRA, GARCIA, SANDRA REGINA DE e SILVA, CZERNISZ, ELIANE CLEIDE DA. A tríade da reforma do ensino médio brasileiro: lei nº 13.415/2017, BNCC e DCNEM. Educação em Revista [online]. 2020, v. 36 [Acessado 13 Agosto 2021] , e222442. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102- 4698222442>. Epub 14 Ago 2020. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102- 4698222442. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação [online]. 2007, v. 12, n. 34 [Acessado 3 Setembro 2021] ,pp. 152-165. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012>. Epub 16 Maio 2007. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012. SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde [online]. 2003, v. 1, n. 1 [Acessado 3 Setembro 2021] , pp. 131-152. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010>. Epub 06 Nov 2012. ISSN 1981-7746. https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010. SAVIANI, Demerval. Política educacional no Brasil após a Ditadura Militar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 291–304, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i2.8652795. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652795. Acesso em: 1 out. 2021. SILVA, Andréa Villela Mafra. A pedagogia tecnicista e a organização do sistema de ensino brasileiro. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 70, p. 197-209, dez. 2016 SILVA, Karen Cristina Jensen Ruppel da; BOUTIN, Aldimara Catarina. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma Educação, vol. 43, núm. 3, 2018, Julho-Setembro, pp. 521-534 Universidade Federal de Santa Maria Brasil. SOUZA, Everton Aparecido Moreira de. História da educação no brasil: o elitismo e a exclusão no ensino. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 12 v. 12 n. 23 jul/dez 2018 SCHÜTZ, Jenerton Arlan; COSSETIN, Vânia Lisa Fischer. Orfandade instituída e legalmente amparada: reflexões críticas sobre o “novo” Ensino Médio brasileiro. Educação Unisinos, v. 23, n. 2, p. 209-224, 2019. VALENCIO, Norma Felicidade Lopes da Silva. Desastres: tecnicismo e sofrimento social. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2014, v. 19, n. 9 [Acessado 1 Outubro 2021] , pp. 3631- 3644. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232014199.06792014>. ISSN 1678- 4561. https://doi.org/10.1590/1413-81232014199.06792014. ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração UFSC, 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação profissionalizantept_BR
dc.subjectNovo currículopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleO NOVO ENSINO MÉDIO:PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO NONO ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BARRA DO GARÇAS-MT.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Thais Oliveira.pdftcc_Thais Oliveira566,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.