Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2836
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CONTRIBUIÇÕES DO DISPOSITIVO ORCAM MYEYE 2 PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA DE GOIÁS
metadata.dc.creator: Lopes, Andréia Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Rosivânia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Viana, Diego Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Rosivânia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Viana, Diego Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Graciele Maria Coelho de Andrade
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da inclusão de alunos com deficiência visual nas salas de aula do Ensino Médio. O trabalho tem como objetivo mostrar como o uso do dispositivo OrCam MyEye 2 melhorou a qualidade do ensino para os alunos com deficiência visual. Trata-se de um dispositivo revolucionário, ativado por voz, que se anexa, a praticamente, quaisquer óculos. Ele pode ler instantaneamente um texto de um livro, da tela de um smartphone ou de qualquer outra superfície, reconhecer rostos e ajudar a fazer compras sozinho. A metodologia de estudo foi a pesquisa documental, em que foram analisados documentos com as leis que amparam os alunos com deficiência visual, bem como a iniciativa do Governo do Estado de Goiás quanto a inserção de um óculo (dispositivo OrCam MyEye 2) que ajuda as crianças com deficiência visual a ler.
Abstract: This paper proposes a reflection on the inclusion of students with visual impairment in high school classrooms. The work aims to show how the use of the device OrCam MyEye 2 improved the quality of teaching for students with visual impairment. It is a revolutionary, voice-activated device that attaches itself to virtually any pair of glasses. It can instantly read text from a book, a smartphone screen or any other surface, recognize faces and help you shop alone. The study methodology was documentary research, in which documents were analyzed with the laws that support students with visual impairment, as well as the initiative of the Government of the State of Goiás regarding the insertion of a glasses (device OrCam MyEye 2) that helps visually impaired children read. Keywords: inclusive education. visual impairment. high school.
Keywords: Educação inclusiva
Deficiência visual
Ensino Médio
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2836
Issue Date: 19-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Andréia Silva Lopes .pdfTCC Andréia Silva Lopes1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.