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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2834
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DO LÚCIDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PRÉ-ESCOLA |
Autor(es): | Pontes, Queila Félix |
Primeiro Orientador: | Chaves, Davillas Newton de Oliveira |
Primeiro Membro da Banca: | Ananias, Dorane Pereira Santos |
Segundo Membro da Banca: | Costa, Samuel da |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo abordar a importância do lúdico no processo de desenvolvimento cognitivo e na socialização da criança na educação infantil. Para tanto, é apresentado, inicialmente, embasamentos legais que viabilizam essa prática no cotidiano escolar, em uma percepção de que as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento de competências e experiências que elevam a apreensão dos conhecimentos, uma vez que favorecem o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. A ludicidade como ferramenta na prática pedagógica estimula a criatividade, a imaginação, a motricidade, o raciocínio lógico e o psicossocial. Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo exterior, aceitando a existência dos outros, estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos e desenvolvendo-se integralmente em meio a um contexto do brincar, do conviver, do participar, do expressar e do conhecer. Destacando ainda o importante papel do educador como mediador e otimizador da arte de aprender brincando, uma prática que promove a interação e a inserção da criança no ambiente escolar e no social. |
Abstract: | This article aims to address the importance of play in the process of cognitive development and in the socialization of children in early childhood education. Therefore, it is initially presented legal bases that make this practice possible in the school routine, in a perception that recreational activities are essential for the development of competences and experiences that increase the apprehension of knowledge, since they favor the development of identity. and the child's autonomy. Playfulness as a tool in pedagogical practice stimulates creativity, imagination, motor skills, logical and psychosocial reasoning. Through playful activities, the child communicates with himself and with the outside world, accepting the existence of others, establishing social relationships, building knowledge and fully developing himself in the midst of a context of playing, living, participating, of expressing and knowing. Also highlighting the important role of the educator as a mediator and optimizer of the art of learning by playing, a practice that promotes the interaction and insertion of the child in the school and social environment. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Lúdico Infantil |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2834 |
Data do documento: | 31-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
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