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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O RESGATE DOS JOGOS ANTIGOS COMO MECANISMO QUE PODE CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Silva, Domingos Dupé Ferreira
Primeiro Orientador: Andrade, Rosivania da Silva
Primeiro Membro da Banca: Andrade, Rosivânia da Silva,
Segundo Membro da Banca: Barboza, Renata Joaquina de Oliveira,
Terceiro Membro da Banca: Nascimento, Ayrton Matheus da Silva,
Resumo: O resgate dos jogos antigos é significativo no ensino fundamental para que a criança tome conhecimento de quão importante representou na época passada, pois além de direcionar a criança a se manter com o mundo, a sua volta, também, cria mecanismos de aprendizado como: aprender a dividir, cooperar, ganhar e perder. Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de analisar como pode ocorrer o resgate dos jogos e brincadeiras populares no ambiente escolar. Para tanto, as sessões contemplam: a identificação das brincadeiras populares e as suas regras; os benefícios das brincadeiras e jogos populares para a criança da faixa etária do ensino fundamental; e a descrição de algumas brincadeiras ou jogos antigos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e método dedutivo, com base nas seguintes publicações: Gomes (2009); Kischimoto (2005); Navarro e Prodócimo (2012); Oliveira (2002); Pedrazzani et al (2012); Pontes e Magalhaes (2003); Santos (1999), dentre outros, que contribuíram para que a sistematização das informações fosse feita no quadro referencial. Os resultados e discussão apresentaram os pontos cruciais do estudo com acréscimos necessários para responder ao problema formulado. As considerações finais apresentam uma reflexão sobre a objetivação do estudo, bem como a resposta ao problema formulado que se atem ao resgate da cidadania e cultura da criança. Palavras-chave: Ensino aprendizagem. Ensino fundamental. Jogos. Prática pedagógica
Abstract: The rescue of the old games is significant in elementary school so that the child becomes aware of how important he represented in the past season, because in addition to directing the child to keep with the world around him, also creates learning mechanisms such as: learning to divide, cooperate, win and lose. Thus, the present study aims to analyze how the rescue of popular games and games in the school environment. To this end, the sessions include: the identification of popular games and their rules; the benefits of games and popular games for children of the age group of elementary school; and the description of some old games or games. The methodology used was bibliographic research, qualitative analysis and deductive method, based on the following publications: Gomes (2009); Kischimoto (2005); Navarro and Prodócimo (2012); Oliveira (2002); Pedrazzani et al (2012); Bridges and Magalhaes (2003); Santos (1999), among others, who contributed to the systematization of information being made in the frame of reference. The results and discussion presented the crucial points of the study with necessary additions to respond to the problem formulated. The final considerations present a reflection on the objectification of the study, as well as the response to the problem formulated that is related to the rescue of citizenship and culture of the child. Keywords: Teach learning. Elementary school. Gaming. Pedagogical practice.
Palavras-chave: Brincadeiras
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2832
Data do documento: 21-Set-2022
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