Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Rosivania da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8388450058691001pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Rosivânia da Silva,-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8388450058691001pt_BR
dc.contributor.referee2Barboza, Renata Joaquina de Oliveira,-
dc.contributor.referee3Nascimento, Ayrton Matheus da Silva,-
dc.creatorSilva, Domingos Dupé Ferreira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2809143720600550pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T00:06:35Z-
dc.date.available2022-10-10-
dc.date.available2022-10-11T00:06:35Z-
dc.date.issued2022-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2832-
dc.description.abstractThe rescue of the old games is significant in elementary school so that the child becomes aware of how important he represented in the past season, because in addition to directing the child to keep with the world around him, also creates learning mechanisms such as: learning to divide, cooperate, win and lose. Thus, the present study aims to analyze how the rescue of popular games and games in the school environment. To this end, the sessions include: the identification of popular games and their rules; the benefits of games and popular games for children of the age group of elementary school; and the description of some old games or games. The methodology used was bibliographic research, qualitative analysis and deductive method, based on the following publications: Gomes (2009); Kischimoto (2005); Navarro and Prodócimo (2012); Oliveira (2002); Pedrazzani et al (2012); Bridges and Magalhaes (2003); Santos (1999), among others, who contributed to the systematization of information being made in the frame of reference. The results and discussion presented the crucial points of the study with necessary additions to respond to the problem formulated. The final considerations present a reflection on the objectification of the study, as well as the response to the problem formulated that is related to the rescue of citizenship and culture of the child. Keywords: Teach learning. Elementary school. Gaming. Pedagogical practice.pt_BR
dc.description.resumoO resgate dos jogos antigos é significativo no ensino fundamental para que a criança tome conhecimento de quão importante representou na época passada, pois além de direcionar a criança a se manter com o mundo, a sua volta, também, cria mecanismos de aprendizado como: aprender a dividir, cooperar, ganhar e perder. Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de analisar como pode ocorrer o resgate dos jogos e brincadeiras populares no ambiente escolar. Para tanto, as sessões contemplam: a identificação das brincadeiras populares e as suas regras; os benefícios das brincadeiras e jogos populares para a criança da faixa etária do ensino fundamental; e a descrição de algumas brincadeiras ou jogos antigos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e método dedutivo, com base nas seguintes publicações: Gomes (2009); Kischimoto (2005); Navarro e Prodócimo (2012); Oliveira (2002); Pedrazzani et al (2012); Pontes e Magalhaes (2003); Santos (1999), dentre outros, que contribuíram para que a sistematização das informações fosse feita no quadro referencial. Os resultados e discussão apresentaram os pontos cruciais do estudo com acréscimos necessários para responder ao problema formulado. As considerações finais apresentam uma reflexão sobre a objetivação do estudo, bem como a resposta ao problema formulado que se atem ao resgate da cidadania e cultura da criança. Palavras-chave: Ensino aprendizagem. Ensino fundamental. Jogos. Prática pedagógicapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Domingos Dupé Ferreira Silva (domingos.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-10T19:29:37Z No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS DE DEFESA DO TCC DOMINGOS DUPE.pdf: 964451 bytes, checksum: dd8dc3a97f413b601fa086334e813417 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-10T23:55:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS DE DEFESA DO TCC DOMINGOS DUPE.pdf: 964451 bytes, checksum: dd8dc3a97f413b601fa086334e813417 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-11T00:00:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS DE DEFESA DO TCC DOMINGOS DUPE.pdf: 964451 bytes, checksum: dd8dc3a97f413b601fa086334e813417 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-11T00:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS DE DEFESA DO TCC DOMINGOS DUPE.pdf: 964451 bytes, checksum: dd8dc3a97f413b601fa086334e813417 (MD5) Previous issue date: 2022-09-21en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO RESGATE DOS JOGOS ANTIGOS COMO MECANISMO QUE PODE CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOCUMENTOS DE DEFESA DO TCC DOMINGOS DUPE.pdf941,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.