Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2828
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Santos, Célia Carla Pacheco de Queirós dos
metadata.dc.description.resumo: Este artigo é uma pesquisa que relata a importância do pedagogo docente na Educação Infantil, tendo como objetivo geral analisar a importância do pedagogo docente na Educação Infantil. Apresentando a seguinte problemática: qual a importância do pedagogo docente na Educação Infantil? Justifica-se pela necessidade de discorrer sobre a relevância da atuação do pedagogo docente com crianças pequenas no âmbito educacional. A metodologia utilizada é bibliográfica, exploratória quantos aos objetivos, possuindo uma abordagem qualitativa e de natureza básica, que se constitui do levantamento de dados. Os principais autores que fundamentam essa pesquisa são: Ghiraldelli Júnior (1996); Gonçalves; Donati, (2007) e Silva. et al (2017). Nos resultados e discussões, percebe-se que geralmente o pedagogo docente acompanha o desenvolvimento da criança de forma efetiva, traçando estratégias diferenciadas e personalizadas para cada situação diária. Considera-se que o pedagogo (docente) é importante no processo de ensino e aprendizagem por ser um profissional que apresenta condições de empregar seus conhecimentos para desenvolver as potencialidades das crianças.
Abstract: This paper discusses the importance of the educator in childhood education, and its main purpose is to analyze the importance of this professional in childhood education. Thus, the issue is: what is the importance of the educator in childhood education? It is justified by the need to discuss about the educator’s practice to young children on educacional context. The methodological aspect is based on bibliographic and exploratory methods, considering this research’s goals and the data is analyzed in a qualitative approach. Ghiraldelli Júnior (1996); Gonçalves & Donati, (2007) e Silva et al (2017) are the main theoretical source to this study. In Results and Discussions section, it is concluded that the educator follow the child’s development, planning personalized strategies for each daily situation. The educator is important in the teaching and learning process, as a professional who is able to use appropriate knowledge to develop children's potential.
Keywords: PEDAGOGIA;EDUCAÇÃO INFANTIL;FORMAÇÃO ACADÊMICA
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2828
Issue Date: 23-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO CIENTÍFICO CÉLIA CARLA PACHECO DE QUEIRÓS DOS SANTOS.pdf966,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.