Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2827
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCACIONAIS E/OU TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor(es): Cunha, Maria Auxiliadora de Jesus
Primeiro Orientador: Chaves, Davillas Newton de Oliveira
Primeiro Membro da Banca: Chaves, Davillas Newton de Oliveira
Segundo Membro da Banca: Martins, Lucimar dos Reis Duarte
Terceiro Membro da Banca: Borges, Rosileila Divina
Resumo: Tendo em vista as contribuições dos Jogos Educacionais e/ou Tecnológicos para o desenvolvimento da criança na introdução ao conhecimento de matemática. Com base nos procedimentos técnicos utilizados, a presente pesquisa classifica-se como qualitativa, pois a partir de jogos concreto e/ou tecnológicos, será possível analisar e compreender o valor dos jogos na construção do ensino para a criança. Percebe-se, que o brincar está inserido na vida do ser humano desde sua existência como forma de sobrevivência. Jogos, brinquedos, brincadeiras são tão importante para a criança como alimentação, saúde e educação. Atividades com jogos educacionais assumem a função de proporcionar a aprendizagem e habilidades, que se tornam essenciais para o desenvolvimento sociocultural. O jogo em sala de aula aliado ao modo prazeroso de transmissão do conhecimento facilita o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, oportunizando o desenvolvimento do conhecimento pela criança. Utilizaram-se jogos educacionais e/ou tecnológicos com o intuito de melhorar a aprendizagem para que as crianças desenvolvam com maior qualidade a aprendizagem dos conteúdos programados, para as turmas em foco. Para tanto, foi realizada uma abordagem bibliográfica sobre a importância dos jogos educacionais para as crianças, sobre os entendimentos acerca de jogos abordados em obras e artigos retirados da internet de autores, como: Barros (2009), Kishimoto (1997), Piaget (2005) entre outros autores importantes para esse estudo.
Abstract: In view of the contributions of Educational and/or Technological Games to the child's development in the introduction to the knowledge of mathematics. Based on the technical procedures used, the present research is classified as qualitative, because from concrete and/or technological games, it will be possible to analyze and understand the value of games in the construction of education for children. It is noticed that the play is inserted in the life of the human being since its existence as a form of survival. Games, toys, games are as important for the child as food, health and education. Activities with educational games assume the function of providing learning and skills, which become essential for sociocultural development. The game in the classroom combined with the pleasant way of transmitting knowledge facilitates psychomotor and cognitive development, providing the child with the opportunity to develop knowledge. Educational and/or technological games were used in order to improve learning so that children can develop the learning of programmed content with greater quality for the classes in focus. Therefore, a bibliographic approach was carried out on the importance of educational games for children, on the understandings about games addressed in works and articles taken from the internet by authors such as: Barros (2009), Kishimoto (1997) and Piaget (2005) among other important authors for this study.
Palavras-chave: Metodologia de ensino; Jogos Educacionais e/ou tecnológicos; Prática Pedagógica.
Teaching methodology; Educational and/or technological games; Pedagogical Practice.
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2827
Data do documento: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico-MARIA AUXILIADORA DE JESUS CUNHA.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.