Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Chaves, Davillas Newton de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792323197646340pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Davillas Newton de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792323197646340pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Lucimar dos Reis Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5304771526927482pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Rosileila Divina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1263621643922784pt_BR
dc.creatorCunha, Maria Auxiliadora de Jesus-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5386128154359170pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-06T21:41:12Z-
dc.date.available2022-10-06-
dc.date.available2022-10-06T21:41:12Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2827-
dc.description.abstractIn view of the contributions of Educational and/or Technological Games to the child's development in the introduction to the knowledge of mathematics. Based on the technical procedures used, the present research is classified as qualitative, because from concrete and/or technological games, it will be possible to analyze and understand the value of games in the construction of education for children. It is noticed that the play is inserted in the life of the human being since its existence as a form of survival. Games, toys, games are as important for the child as food, health and education. Activities with educational games assume the function of providing learning and skills, which become essential for sociocultural development. The game in the classroom combined with the pleasant way of transmitting knowledge facilitates psychomotor and cognitive development, providing the child with the opportunity to develop knowledge. Educational and/or technological games were used in order to improve learning so that children can develop the learning of programmed content with greater quality for the classes in focus. Therefore, a bibliographic approach was carried out on the importance of educational games for children, on the understandings about games addressed in works and articles taken from the internet by authors such as: Barros (2009), Kishimoto (1997) and Piaget (2005) among other important authors for this study.pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista as contribuições dos Jogos Educacionais e/ou Tecnológicos para o desenvolvimento da criança na introdução ao conhecimento de matemática. Com base nos procedimentos técnicos utilizados, a presente pesquisa classifica-se como qualitativa, pois a partir de jogos concreto e/ou tecnológicos, será possível analisar e compreender o valor dos jogos na construção do ensino para a criança. Percebe-se, que o brincar está inserido na vida do ser humano desde sua existência como forma de sobrevivência. Jogos, brinquedos, brincadeiras são tão importante para a criança como alimentação, saúde e educação. Atividades com jogos educacionais assumem a função de proporcionar a aprendizagem e habilidades, que se tornam essenciais para o desenvolvimento sociocultural. O jogo em sala de aula aliado ao modo prazeroso de transmissão do conhecimento facilita o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, oportunizando o desenvolvimento do conhecimento pela criança. Utilizaram-se jogos educacionais e/ou tecnológicos com o intuito de melhorar a aprendizagem para que as crianças desenvolvam com maior qualidade a aprendizagem dos conteúdos programados, para as turmas em foco. Para tanto, foi realizada uma abordagem bibliográfica sobre a importância dos jogos educacionais para as crianças, sobre os entendimentos acerca de jogos abordados em obras e artigos retirados da internet de autores, como: Barros (2009), Kishimoto (1997), Piaget (2005) entre outros autores importantes para esse estudo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Auxiliadora de Jesus Cunha (maria.cunha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-30T19:08:06Z No. of bitstreams: 1 Artigo-MARIA AUXILIADORA DE JESUS CUNHA.pdf: 1091252 bytes, checksum: 7b121f2183a08f64af9945eec894c3da (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br), reason: Olá, para que o seu trabalho seja aprovado é necessário incluir o Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE). Após a inclusão do documento fazer o depósito novamente. on 2022-10-03T22:28:24Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Auxiliadora de Jesus Cunha (maria.cunha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-06T01:40:52Z No. of bitstreams: 1 Artigo Científico-MARIA AUXILIADORA DE JESUS CUNHA.pdf: 1275221 bytes, checksum: d8f650a56c77e6fadecd66b016f5ceb2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jocelia Martins de Oliveira (jocelia.martins@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-06T21:30:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Científico-MARIA AUXILIADORA DE JESUS CUNHA.pdf: 1275221 bytes, checksum: d8f650a56c77e6fadecd66b016f5ceb2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jocelia Martins de Oliveira (jocelia.martins@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-06T21:31:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Científico-MARIA AUXILIADORA DE JESUS CUNHA.pdf: 1275221 bytes, checksum: d8f650a56c77e6fadecd66b016f5ceb2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-06T21:41:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Científico-MARIA AUXILIADORA DE JESUS CUNHA.pdf: 1275221 bytes, checksum: d8f650a56c77e6fadecd66b016f5ceb2 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensino; Jogos Educacionais e/ou tecnológicos; Prática Pedagógica.pt_BR
dc.subjectTeaching methodology; Educational and/or technological games; Pedagogical Practice.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCACIONAIS E/OU TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico-MARIA AUXILIADORA DE JESUS CUNHA.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.