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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: ELEIÇÕES PARA DIRETORES
metadata.dc.creator: Santos, Paula Rogéria Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Olímpia Vaz dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O referido trabalho traz uma análise dos resultados feitos através de uma pesquisa bibliográfica sobre a Gestão Educacional Democrática: Eleições para Diretores, onde está fundamentada na Constituição Federal, na LDBEN, no PNE. Tendo como base metodológica uma abordagem qualitativa, utilizando - se do método de pesquisa exploratória, no qual tem o objetivo de proporcionar uma maior proximidade com o tema em questão. Atualmente existem mecanismos que possibilitam decisões coletivas no interior da escola, o que significa estar vivenciando uma democracia, embora os processos que envolvem estas decisões não são tão fáceis. Neste sentido é que buscamos entender como funciona a gestão escolar democrática e os processos para eleições de diretores nas escolas, A gestão democrática na escola busca facilitar o método de aprendizagem e tem como objetivo incluir toda a comunidade acadêmica em decisões, engajando ao máximo no desempenho dos alunos. As Eleições para diretores e uma das formas de democratização de uma escola, pois toda a comunidade escolar participa, compartilha interesse, projetos dentro da instituição de ensino, há quatro processos de escolha para diretores: sendo elas nomeação, concurso público, eleição e o esquema misto, Todavia a gestão democrática na escola, não ocorre apenas com a eleição direta para diretores , mas também depende da atuação dos conselhos escolares e da participação da comunidade nas tomadas de decisões.
Abstract: This paper brings an analysis of the results made through bibliographic research on Democratic Educational Management: Elections for Directors, which is based on the Federal Constitution, the LDBEN and the PNE. The methodological basis is a qualitative app roach, using the exploratory research method, which aims to provide greater proximity to the subject in question. Currently there are mechanisms that enable collective decisions within the school, which means that we are experiencing a democracy, although the processes involving these decisions are not so easy. In this sense, we seek to understand how democratic school management and the processes for elections of school principal’s work. Democratic school management seeks to facilitate the learning method and aims to include the entire academic community in decisions, engaging the students' performance as much as possible. The elections for directors and one of the forms of democratization of a school, because the whole school community participates, shares interest, projects within the educational institution, there are four processes of choice for directors: they are appointment, competition, election and the mixed scheme, However, democratic school management does not occur only with the direct election f or directors, but also depends on the performance of school councils and community participation in decision-making.
Keywords: Gestão Educacional. Eleições para Diretores. Democrática.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2823
Issue Date: 10-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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