Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Olímpia Vaz dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9625281797706474pt_BR
dc.creatorSantos, Paula Rogéria Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8156314969358480pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T01:02:21Z-
dc.date.available2022-10-04-
dc.date.available2022-10-05T01:02:21Z-
dc.date.issued2022-09-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2823-
dc.description.abstractThis paper brings an analysis of the results made through bibliographic research on Democratic Educational Management: Elections for Directors, which is based on the Federal Constitution, the LDBEN and the PNE. The methodological basis is a qualitative app roach, using the exploratory research method, which aims to provide greater proximity to the subject in question. Currently there are mechanisms that enable collective decisions within the school, which means that we are experiencing a democracy, although the processes involving these decisions are not so easy. In this sense, we seek to understand how democratic school management and the processes for elections of school principal’s work. Democratic school management seeks to facilitate the learning method and aims to include the entire academic community in decisions, engaging the students' performance as much as possible. The elections for directors and one of the forms of democratization of a school, because the whole school community participates, shares interest, projects within the educational institution, there are four processes of choice for directors: they are appointment, competition, election and the mixed scheme, However, democratic school management does not occur only with the direct election f or directors, but also depends on the performance of school councils and community participation in decision-making.pt_BR
dc.description.resumoO referido trabalho traz uma análise dos resultados feitos através de uma pesquisa bibliográfica sobre a Gestão Educacional Democrática: Eleições para Diretores, onde está fundamentada na Constituição Federal, na LDBEN, no PNE. Tendo como base metodológica uma abordagem qualitativa, utilizando - se do método de pesquisa exploratória, no qual tem o objetivo de proporcionar uma maior proximidade com o tema em questão. Atualmente existem mecanismos que possibilitam decisões coletivas no interior da escola, o que significa estar vivenciando uma democracia, embora os processos que envolvem estas decisões não são tão fáceis. Neste sentido é que buscamos entender como funciona a gestão escolar democrática e os processos para eleições de diretores nas escolas, A gestão democrática na escola busca facilitar o método de aprendizagem e tem como objetivo incluir toda a comunidade acadêmica em decisões, engajando ao máximo no desempenho dos alunos. As Eleições para diretores e uma das formas de democratização de uma escola, pois toda a comunidade escolar participa, compartilha interesse, projetos dentro da instituição de ensino, há quatro processos de escolha para diretores: sendo elas nomeação, concurso público, eleição e o esquema misto, Todavia a gestão democrática na escola, não ocorre apenas com a eleição direta para diretores , mas também depende da atuação dos conselhos escolares e da participação da comunidade nas tomadas de decisões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paula Rogéria Ferreira dos Santos (paula.rogeria@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-05T00:41:34Z No. of bitstreams: 1 TCC_Paula_Rogéria_Ferreira_dos_Santos.pdf: 530866 bytes, checksum: a3ac0509149fd649f34b115d40a7dfac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-05T00:59:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Paula_Rogéria_Ferreira_dos_Santos.pdf: 530866 bytes, checksum: a3ac0509149fd649f34b115d40a7dfac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-05T01:02:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Paula_Rogéria_Ferreira_dos_Santos.pdf: 530866 bytes, checksum: a3ac0509149fd649f34b115d40a7dfac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-05T01:02:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Paula_Rogéria_Ferreira_dos_Santos.pdf: 530866 bytes, checksum: a3ac0509149fd649f34b115d40a7dfac (MD5) Previous issue date: 2022-09-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Educacional. Eleições para Diretores. Democrática.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: ELEIÇÕES PARA DIRETORESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Paula_Rogéria_Ferreira_dos_Santos.pdf518,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.