Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2821
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO (2017-2022)
metadata.dc.creator: Costa, Niélia
metadata.dc.contributor.advisor1: Santiago, Flávio
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tendo em vista a importância da literatura, tem como objetivo buscar compreender o conceito de literatura infantil a partir de um estudo bibliográfico, estudando nove artigos publicados nos últimos cinco anos referentes à temática. A metodologia possui sua abordagem qualitativa, a pesquisas realizadas em procedimentos bibliográficos, buscando em artigos científicos prontos, livros, revistas, com a colaboração de vários autores que já discutiram e realizaram artigos desta temática. Com intuito de realizar o levantamento bibliográfico, foi utilizada a plataforma de pesquisa Oasis Brasil. Que é um Portal brasileiro de publicações e dados científicos, que tem acesso aberto. Os resultados encontrados foram os seus autores que serviram como norteadores do desenvolvimento deste artigo, para que esta pesquisa possa dar continuidade, será necessário a reflexão dos educadores sobre a temática, e desenvolver estratégias para a literatura, uma forma de incentivo com suas crianças. Para tanto, pode-se concluir, que com o desenvolvimento desse artigo, além de identificar uma visão ampla, foi possível aprofundar mais sobre teorias e autores que indagam a questão. Com isso, despertou-se um olhar inovador a esta temática, oportunizando uma visão mais ampla, e clara.
Abstract: The present course conclusion work, in view of the importance of literature, aims to seek to understand the concept of children's literature from a bibliographic study, studying nine articles published in the last five years regarding the theme. The methodology has a qualitative approach, the research carried out in bibliographic procedures, searching in ready scientific articles, books, magazines, with the collaboration of several authors who have already discussed and produced articles on this theme. In order to carry out the bibliographic survey, the Oasis Brasil research platform was used. Which is a Brazilian Portal of publications and scientific data, which has open access. The results found were its authors who served as guides for the development of this article, so that this research can continue, it will be necessary for educators to reflect on the subject, and develop strategies for literature, a form of encouragement with their children. Therefore, it can be concluded that with the development of this article, in addition to identifying a broad view, it was possible to delve deeper into theories and authors that ask the question. With this, an innovative look at this theme was awakened, providing a broader and clearer vision.
Keywords: Literatura Infantil. Educação Infantil. Pesquisa bibliográfica
Children's literature. Child education. Bibliographic research.
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2821
Issue Date: 26-Aug-2022
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nielia Santos Costa- TCC.pdf774 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.