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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Lima, Sandra Aparecida
Pareja, Eliane Teodoro Coimbra
Resumo: A contribuição de jogos e brincadeiras para educação infantil no processo de ensino e aprendizagem proporciona a criança o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, sendo necessário uma reflexão por partes dos que estão na prática pedagógica, inserir atividades lúdicas nos ambientes educacionais. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as contribuições dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. E a problemática apresentada: Qual a contribuição dos jogos e brincadeiras para a educação infantil? A justificativa baseia-se no referencial teórico da lei de diretrizes e bases 1996, tendo como principais autores, Oliveira (2007), Friedman (1992), Vygotsky (1984), Kishimoto (2011) e Lei nº 1056/99 de 15 de março de 1999, que discorrem sobre os jogos e brincadeiras no ambiente educacional. A metodologia aplicada a pesquisa é de abordagem qualitativa, com natureza básica, quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória e tendo como procedimento bibliográfico em estudos de livros, artigos e documentos eletrônicos. Os resultados e discursões apontados indicam que os jogos, as brincadeiras e a ludicidade para as crianças são importantes e necessários em seu desenvolvimento sistematizado. Desta forma, considera-se que as crianças necessitam de atividades lúdicas, nas quais devem envolver práticas de jogos como instrumentos de diversão, aprendizado e humanização.
Abstract: The contribution of games for children in kindergarten in the process of teaching and learning provides the kids’ motor, cognitive and affective development; it is necessary to reflect on the part of those who are inserted in the pedagogical practice on the insertion of playful activities in school environments. This research has as main objective to analyze the contributions of games in Early Childhood Education. And the problem presented: What is the contribution of games to early childhood education? The justification is based on the theoretical framework of the law of guidelines and bases 1996, having as main authors, Oliveira (2007), Friedman (1992), Vygotsky (1984), Kishimoto (2011) and Law nº 1056/99 of March 15, 1999, that argued about games in educational environment. The methodology applied to the research is the qualitative approach, with basic nature, the objectives the research is exploratory and having as bibliographic procedure in studies of books, articles and electronic documents. The results and discourses pointed out indicate that games and playfulness for kids are important and necessary for its systematized development. Therefore, it is considered that children need playful activities, in which they must involve games practices as instruments of fun, learning and humanization.
Palavras-chave: Brincadeiras. Educação Infantil. Ensino. Aprendizagem.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2820
Data do documento: 4-Out-2022
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