Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2818
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO
Autor(es): Oliveira, Bruna Rosa de
Primeiro Orientador: Andrade, Gustavo de Oliveira
Primeiro Membro da Banca: Longuinhos, Rafael Ramos
Segundo Membro da Banca: Pinho, Jacilda de Siqueira
Resumo: Os professores da Educação Infantil enfrentam vários desafios, principalmente na Educação inclusiva, esse profissional além de ser um mediador de aprendizagem, tem que ser também um cuidador das crianças e por isso é necessário conheça bem os seus alunos. Este trabalho tem o propósito de fazer um levantamento bibliográfico para identificar os desafios que os professores do ensino infantil vêm enfrentando com o processo de inclusão educacional. O objetivo geral é identificar as dificuldades relatadas pelos professores que trabalham com os alunos da educação infantil, na perspectiva da Educação Inclusiva, através de uma revisão bibliográfica. A educação inclusiva é uma das modalidades de ensino da educação nacional onde transcorre o sistema educacional brasileiro em todos os níveis e fases de ensino. O desígnio da Educação Inclusiva é criar mecanismos pedagógicos para que o discente com Necessidades Educacionais Especiais obtenha uma aprendizagem significativa, e, consiga continuar nos estudos podendo também progredir futuramente no trabalho. Os resultados indicaram quais são os desafios enfrentados para a qualificação do ensino aprendizagem na Educação Infantil e para a constituição do processo de inclusão: a falta de formação dos professores, ausência do apoio familiar e a carência dos diagnósticos dos alunos entre outras. O modo de aprendizagem de cada aluno está relacionado com a deficiência ou com as Necessidades Educacionais Especiais dos educandos, pois toda criança tem métodos e tempo para aprender.
Abstract: Early childhood teachers face several challenges, especially in inclusive education, this professional, in addition to being a learning mediator, must also be a caregiver of children and therefore it is necessary to know their students well. This work aims to make a bibliographic survey to identify the challenges that early childhood teachers have been facing with the process of educational inclusion. The general objective is to identify the difficulties reported by teachers who work with early childhood education students, from the perspective of Inclusive Education, through a literature review. Inclusive education is one of the teaching modalities of national education in which the Brazilian educational system takes place at all levels and stages of education. The purpose of inclusive education is to create pedagogical mechanisms o that students with special educational needs obtain meaningful learning, and can continue in their studies and may also progress in the future at work. The results indicated which are the challenges faced for the qualification of teaching and learning in Early Childhood Education and for the constitution of the inclusion process: the lack of teacher training, lack of family support and the lack of student diagnoses, among others. The way of learning of each student is related to the disability or the Special Educational Needs of the students, because every child has methods and time to learn.
Palavras-chave: Dificuldades.
Educação Infantil.
Inclusão.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2818
Data do documento: 5-Set-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos - Graduação (Outras instituições - Extra IF Goiano)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO.pdf632,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.