Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Gustavo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749383546921379pt_BR
dc.contributor.referee1Longuinhos, Rafael Ramos-
dc.contributor.referee2Pinho, Jacilda de Siqueira-
dc.creatorOliveira, Bruna Rosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0770092092964577pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T21:23:30Z-
dc.date.available2023-02-02-
dc.date.available2022-10-04T21:23:30Z-
dc.date.issued2022-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2818-
dc.description.abstractEarly childhood teachers face several challenges, especially in inclusive education, this professional, in addition to being a learning mediator, must also be a caregiver of children and therefore it is necessary to know their students well. This work aims to make a bibliographic survey to identify the challenges that early childhood teachers have been facing with the process of educational inclusion. The general objective is to identify the difficulties reported by teachers who work with early childhood education students, from the perspective of Inclusive Education, through a literature review. Inclusive education is one of the teaching modalities of national education in which the Brazilian educational system takes place at all levels and stages of education. The purpose of inclusive education is to create pedagogical mechanisms o that students with special educational needs obtain meaningful learning, and can continue in their studies and may also progress in the future at work. The results indicated which are the challenges faced for the qualification of teaching and learning in Early Childhood Education and for the constitution of the inclusion process: the lack of teacher training, lack of family support and the lack of student diagnoses, among others. The way of learning of each student is related to the disability or the Special Educational Needs of the students, because every child has methods and time to learn.pt_BR
dc.description.resumoOs professores da Educação Infantil enfrentam vários desafios, principalmente na Educação inclusiva, esse profissional além de ser um mediador de aprendizagem, tem que ser também um cuidador das crianças e por isso é necessário conheça bem os seus alunos. Este trabalho tem o propósito de fazer um levantamento bibliográfico para identificar os desafios que os professores do ensino infantil vêm enfrentando com o processo de inclusão educacional. O objetivo geral é identificar as dificuldades relatadas pelos professores que trabalham com os alunos da educação infantil, na perspectiva da Educação Inclusiva, através de uma revisão bibliográfica. A educação inclusiva é uma das modalidades de ensino da educação nacional onde transcorre o sistema educacional brasileiro em todos os níveis e fases de ensino. O desígnio da Educação Inclusiva é criar mecanismos pedagógicos para que o discente com Necessidades Educacionais Especiais obtenha uma aprendizagem significativa, e, consiga continuar nos estudos podendo também progredir futuramente no trabalho. Os resultados indicaram quais são os desafios enfrentados para a qualificação do ensino aprendizagem na Educação Infantil e para a constituição do processo de inclusão: a falta de formação dos professores, ausência do apoio familiar e a carência dos diagnósticos dos alunos entre outras. O modo de aprendizagem de cada aluno está relacionado com a deficiência ou com as Necessidades Educacionais Especiais dos educandos, pois toda criança tem métodos e tempo para aprender.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Rosa de Oliveira (bruna.rosa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-03T21:56:24Z No. of bitstreams: 1 DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO.pdf: 648125 bytes, checksum: 2a920521214fd8fd4f7fa67fd98d4c96 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-04T21:23:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO.pdf: 648125 bytes, checksum: 2a920521214fd8fd4f7fa67fd98d4c96 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-04T21:23:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO.pdf: 648125 bytes, checksum: 2a920521214fd8fd4f7fa67fd98d4c96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-04T21:23:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO.pdf: 648125 bytes, checksum: 2a920521214fd8fd4f7fa67fd98d4c96 (MD5) Previous issue date: 2022-09-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDificuldades.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil.pt_BR
dc.subjectInclusão.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleDIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos - Graduação (Outras instituições - Extra IF Goiano)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE INCLUSÃO.pdf632,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.