Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2814
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS PEQUENAS: POR ENTRE CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS |
metadata.dc.creator: | Dias, Simone Aparecida |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Moura, Sebastião Rodrigues |
metadata.dc.description.resumo: | Nesta investigação, temos como objetivo geral o de compreender como o processo de alfabetização propicia a aprendizagem das crianças ao tempo em que metodologias e recursos pedagógicos diversificados são utilizados na prática pedagógica da Educação Infantil. Aportamo-nos à pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual fizemos um levantamento com descritos específicos de busca no Google Acadêmico, para a qual obtivemos 37 produções acadêmicas, dentre as quais analisamos os dezenove resumos de dissertações de mestrado obtidas. Da análise, podemos constatar que há uma necessidade emergente para o desenvolvimento de letramento e práticas pedagógicas para crianças da Educação Infantil, bem como as concepções, os pressupostos e as práticas de alfabetização mobilizam saberes das crianças quando mediados por metodológicas e recursos pedagógicos diversificados na Educação Infantil |
Abstract: | In this research, we have as a general objective to understand how the literacy process provides children's learning to the time when diverse pedagogical methodologies and resources are used in the pedagogical ractice of Early Childhood Education. We were asperable to qualitative research, of bibliographic nature, in which we conducted a survey with specific search described in Google Scholar, for which we obtained 37 academic productions, among which we analyzed the nineteen abstracts of master's dissertations obtained. From the analysis, we can see that there is an emerging need for the development of literacy and pedagogical practices for children of Early Childhood Education, as well as the conceptions, assumptions and literacy practices mobilize children's knowledge when mediated by methodological and diverse pedagogical resources in Early Childhood Education. |
Keywords: | Alfabetização Crianças Educação Infantil Recursos pedagógicos Literacy Children Methodologies Pedagogical resources Early Childhood Education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Iporá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2814 |
Issue Date: | 23-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ilovepdf_merged (3) (1).pdf | PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS PEQUENAS: POR ENTRE CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS | 1,38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.