Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2814
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS PEQUENAS: POR ENTRE CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS |
Autor(es): | Dias, Simone Aparecida |
Primeiro Orientador: | Moura, Sebastião Rodrigues |
Resumo: | Nesta investigação, temos como objetivo geral o de compreender como o processo de alfabetização propicia a aprendizagem das crianças ao tempo em que metodologias e recursos pedagógicos diversificados são utilizados na prática pedagógica da Educação Infantil. Aportamo-nos à pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual fizemos um levantamento com descritos específicos de busca no Google Acadêmico, para a qual obtivemos 37 produções acadêmicas, dentre as quais analisamos os dezenove resumos de dissertações de mestrado obtidas. Da análise, podemos constatar que há uma necessidade emergente para o desenvolvimento de letramento e práticas pedagógicas para crianças da Educação Infantil, bem como as concepções, os pressupostos e as práticas de alfabetização mobilizam saberes das crianças quando mediados por metodológicas e recursos pedagógicos diversificados na Educação Infantil |
Abstract: | In this research, we have as a general objective to understand how the literacy process provides children's learning to the time when diverse pedagogical methodologies and resources are used in the pedagogical ractice of Early Childhood Education. We were asperable to qualitative research, of bibliographic nature, in which we conducted a survey with specific search described in Google Scholar, for which we obtained 37 academic productions, among which we analyzed the nineteen abstracts of master's dissertations obtained. From the analysis, we can see that there is an emerging need for the development of literacy and pedagogical practices for children of Early Childhood Education, as well as the conceptions, assumptions and literacy practices mobilize children's knowledge when mediated by methodological and diverse pedagogical resources in Early Childhood Education. |
Palavras-chave: | Alfabetização Crianças Educação Infantil Recursos pedagógicos Literacy Children Methodologies Pedagogical resources Early Childhood Education |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2814 |
Data do documento: | 23-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ilovepdf_merged (3) (1).pdf | PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS PEQUENAS: POR ENTRE CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.