Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2814
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS PEQUENAS: POR ENTRE CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS
metadata.dc.creator: Dias, Simone Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Sebastião Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: Nesta investigação, temos como objetivo geral o de compreender como o processo de alfabetização propicia a aprendizagem das crianças ao tempo em que metodologias e recursos pedagógicos diversificados são utilizados na prática pedagógica da Educação Infantil. Aportamo-nos à pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual fizemos um levantamento com descritos específicos de busca no Google Acadêmico, para a qual obtivemos 37 produções acadêmicas, dentre as quais analisamos os dezenove resumos de dissertações de mestrado obtidas. Da análise, podemos constatar que há uma necessidade emergente para o desenvolvimento de letramento e práticas pedagógicas para crianças da Educação Infantil, bem como as concepções, os pressupostos e as práticas de alfabetização mobilizam saberes das crianças quando mediados por metodológicas e recursos pedagógicos diversificados na Educação Infantil
Abstract: In this research, we have as a general objective to understand how the literacy process provides children's learning to the time when diverse pedagogical methodologies and resources are used in the pedagogical ractice of Early Childhood Education. We were asperable to qualitative research, of bibliographic nature, in which we conducted a survey with specific search described in Google Scholar, for which we obtained 37 academic productions, among which we analyzed the nineteen abstracts of master's dissertations obtained. From the analysis, we can see that there is an emerging need for the development of literacy and pedagogical practices for children of Early Childhood Education, as well as the conceptions, assumptions and literacy practices mobilize children's knowledge when mediated by methodological and diverse pedagogical resources in Early Childhood Education.
Keywords: Alfabetização
Crianças
Educação Infantil
Recursos pedagógicos
Literacy
Children
Methodologies
Pedagogical resources
Early Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2814
Issue Date: 23-Aug-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ilovepdf_merged (3) (1).pdfPROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS PEQUENAS: POR ENTRE CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS1,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.