Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2814
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moura, Sebastião Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6446376068742207 | pt_BR |
dc.creator | Dias, Simone Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1620124413539355 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T19:19:55Z | - |
dc.date.available | 2022-10-04 | - |
dc.date.available | 2022-10-04T19:19:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2814 | - |
dc.description.abstract | In this research, we have as a general objective to understand how the literacy process provides children's learning to the time when diverse pedagogical methodologies and resources are used in the pedagogical ractice of Early Childhood Education. We were asperable to qualitative research, of bibliographic nature, in which we conducted a survey with specific search described in Google Scholar, for which we obtained 37 academic productions, among which we analyzed the nineteen abstracts of master's dissertations obtained. From the analysis, we can see that there is an emerging need for the development of literacy and pedagogical practices for children of Early Childhood Education, as well as the conceptions, assumptions and literacy practices mobilize children's knowledge when mediated by methodological and diverse pedagogical resources in Early Childhood Education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta investigação, temos como objetivo geral o de compreender como o processo de alfabetização propicia a aprendizagem das crianças ao tempo em que metodologias e recursos pedagógicos diversificados são utilizados na prática pedagógica da Educação Infantil. Aportamo-nos à pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual fizemos um levantamento com descritos específicos de busca no Google Acadêmico, para a qual obtivemos 37 produções acadêmicas, dentre as quais analisamos os dezenove resumos de dissertações de mestrado obtidas. Da análise, podemos constatar que há uma necessidade emergente para o desenvolvimento de letramento e práticas pedagógicas para crianças da Educação Infantil, bem como as concepções, os pressupostos e as práticas de alfabetização mobilizam saberes das crianças quando mediados por metodológicas e recursos pedagógicos diversificados na Educação Infantil | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Aparecida Dias (simone.aparecida@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-04T13:07:30Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3) (1).pdf: 1409942 bytes, checksum: 5e5b45b63018fb886d48c5aa30265cc7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-04T19:19:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3) (1).pdf: 1409942 bytes, checksum: 5e5b45b63018fb886d48c5aa30265cc7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-04T19:19:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3) (1).pdf: 1409942 bytes, checksum: 5e5b45b63018fb886d48c5aa30265cc7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-04T19:19:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3) (1).pdf: 1409942 bytes, checksum: 5e5b45b63018fb886d48c5aa30265cc7 (MD5) Previous issue date: 2022-08-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Recursos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Methodologies | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical resources | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS PEQUENAS: POR ENTRE CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ilovepdf_merged (3) (1).pdf | PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS PEQUENAS: POR ENTRE CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.