Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2811
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O USO DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PARA AS CRIANÇAS QUE ESTUDAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE RESIDEM NA ZONA RURAL: OS ENTRAVES E AS POSSIBILIDADES
metadata.dc.creator: Queirós, Liliana Santos Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bottentuit Junior, João Batista
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Jailson Antonio Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Luciana Valéria Leão
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como finalidade, apresentar informações relevantes pelo estudo sobre o uso da tecnologia perante a educação para as crianças que estudam na educação infantil que residem na zona rural, observando os entraves e possibilidades enfrentadas. Tem como método utilizado para diagnostico do conteúdo abordado sendo qualitativo de natureza pesquisa básica, a classificação do trabalho em relação aos objetivos foi por meio exploratório, tendo a pesquisa bibliográfica e as coletas de informações pela a internet com sites de revistas cientificas, artigos publicados e também livros na área de estudo. Em relação à pesquisa detectaram-se entraves quanto à falta de energia em alguns locais da zona rural, também a questão de que nem toda região rural tem sinal disponível de internet para poder ter acesso e ser utilizada na melhor maneira possível. Outro aspecto complicado é a ocorrência de baixa qualidade de sinal, tendo assim um funcionamento lento. E quando se tem o acesso a internet a rede pode estar fora do alcance da localidade, além de que nem todos os alunos da Educação Infantil podem ter acesso às tecnologias, muitas vezes os aparelhos disponíveis são ruins e não suportam o carregamento de arquivos ou até mesmo ter a disponibilidade de ferramentas virtuais para assistir aulas. Já quanto as possibilidade, verificou-se com a pesquisa realizada como alternativas de melhoria são quanto ao desenvolvimento da energia elétrica rural, fazendo assim mais limpezas onde os fios e redes elétricas estiverem para que não ocorram quedas de energia e internet. Pois com a organização dos locais onde estão estaladas as redes de energia e internet poderá ter mais sinal disponível e qualificado para as pessoas que moram na zona rural e precisam desse meio para o estudo e entre outros. Dessa maneira tendo um bom funcionamento da internet, terá um melhor aproveitamento com o uso da tecnologia e assim as crianças poderão obter mais informações para resolver as atividades, assistir as aulas remotas, fazer pesquisas, estudar conteúdos educacionais e de lazer. Desse modo, conclui-se que a presente pesquisa bibliográfica foi relevante para poder detectar informações pertinentes ao tema abordado e compreender sobre a realidade das crianças que moram na zona rural e precisam dos meios tecnológicos para o estudo e que enfrentam desafios quanto sua funcionalidade.
Abstract: The purpose of this study is to present relevant information from the study on the use of technology in education for children who study in early childhood education who live in rural areas, observing the obstacles and possibilities faced. Its method used to diagnose the content covered being qualitative in nature of basic research, the classification of the work in relation to the objectives was through exploratory means, having the bibliographic research and the collection of information on the internet with websites of scientific journals, published articles and also books in the area of study. In relation to the research, obstacles were detected regarding the lack of energy in some places in the rural area, also the issue that not every rural region has an available internet signal to be able to access and be used in the best possible way. Another complicated aspect is the occurrence of low signal quality, thus having a slow operation. And when you have access to the internet, the network can be out of reach of the location, in addition to the fact that not all Kindergarten students can have access to technologies, often the devices available are bad and do not support the loading of files or even even having the availability of virtual tools to attend classes. As for the possibilities, it was verified with the research carried out as alternatives for improvement are regarding the development of rural electricity, thus doing more cleaning where the wires and electrical networks are so that there are no power outages and internet. Because with the organization of the places where the energy and internet networks are installed, you will be able to have more available and qualified signal for people who live in rural areas and need this means for studying and among others. In this way, with the internet working well, you will have a better use of technology and so children will be able to obtain more information to solve activities, attend remote classes, do research, study educational and leisure content. In this way, it is concluded that the present bibliographic research was relevant to be able to detect information relevant to the topic addressed and to understand the reality of children who live in rural areas and need technological means for the study and who face challenges regarding their functionality.
Keywords: Crianças. Meios tecnológicos. Desafios.
metadata.dc.subject.cnpq: MULTIDISCIPLINAR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2811
Issue Date: 22-Jul-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Conclusão de trabalho de curso tcc - Liliana Santos Silva de Queirós.pdfTrabalho conclusão de curso/ documentos - Liliana Santos Silva de Queirós395,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.