Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2809
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS PEQUENAS
Autor(es): Oliveira, Camila Cruz Tomás de
Primeiro Orientador: Pareja, Eliane Teodoro Coimbra
Resumo: Este artigo apresenta como temática: A Contribuição da Literatura Infantil para Crianças Pequenas. Em que o auxílio da família e da equipe educacional nesse processo é essencial para o desenvolvimento infantil. O principal objetivo é analisar as contribuições da literatura infantil para crianças pequenas. Tendo como problematização: qual a contribuição da literatura infantil para crianças pequenas? Justifica-se a atuação do ambiente educacional e familiar como aliados no processo de alfabetização e formação de leitores, portanto precisam estar envolvidos no processo de ensino e aprendizagem das crianças, para a contribuição se tornar significativa. A metodologia desse trabalho é de cunho bibliográfico, sendo pesquisa qualitativa, de natureza básica e quanto aos objetivos ela é exploratória. Os principais autores utilizados nessa pesquisa foram Abramovich (1994), Coelho (2000) e Gil (2010). Nos resultados e discussões a Literatura Infantil contribui no avanço da leitura com crianças pequenas de forma aprazível por meio dos livros infantis, e podendo ser defensora da conduta do ser humano por toda a vida. Considera-se, que a Literatura Infantil é fundamental na construção de conhecimento da criança e o professor tem papel essencial nessa edificação pelo gosto e motivação da leitura
Abstract: The theme of this paper is The Contribution of Children's Literature to Young Children and the essential role that support from the family and the educational team play in child development. The purpose of this work is to analyze the contributions of Children’s Literature to young children. This research aims to answer the following question: What is the contribution of children's literature to young children? The role of the educational and family systems is considered to be allies in literacy and the readers' formation. Therefore, they need to be involved in the children's teaching and learning process so their contribution can become significant. This research is qualitative and bibliographical and, in terms of objectives, an exploratory study. The most relevant authors used in this research were Abramovich (1994), Coelho (2000), and Gil (2010). In the results and discussions, Children's Literature contributes to the improvement of reading in young children in a pleasant way through children's books and can be considered the guardian of human culture for their entire life. It is considered that Children's Literature is fundamental in the child's knowledge construction, and the teacher has an essential role in this edification of the fondness and motivation for reading.
Palavras-chave: Formação de leitores
Reader's formation
Literatura Infantil
Children's literature
Família
Family
Crianças
Children
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2809
Data do documento: 23-Set-2022
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.