Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2805
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Faustino, Layane
metadata.dc.contributor.advisor1: Pareja, Eliane
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo geral analisar a importância das atividades lúdicas na educação infantil, buscando responder ao problema: Qual a importância das atividades lúdicas para crianças bem pequenas? A utilização de brinquedos, brincadeiras e jogos auxiliam no desenvolvimento da criança de forma divertida e nele o professor (pedagogo) percebe um meio de superar as dificuldades dos mesmos. Justifica-se pela importância das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem, o brincar e o educar estão interligados, brincando a criança aprende a se socializar, as brincadeiras constroem várias experiências para as crianças, auxiliando no desenvolvimento da linguagem oral, gestual, na construção de valores e as crianças aprendem os limites definidos pelas regras. O artigo organizou-se com um: Breve Histórico da Educação Infantil no Brasil, buscando conceituar a Concepção de Criança e Infância, O Lúdico na Educação Infantil verificando a importância das Atividades Lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. Na metodologia emprega-se pesquisas com abordagem qualitativa que tem como característica a natureza básica, onde a classificação quanto aos objetivos é exploratória e aos procedimentos é classificada como pesquisa bibliográfica. Nos resultados e discussão, verificou-se a interação entre educador e educando onde ambos aprendem, oportunizando momentos de descoberta, construção e compreensão de si. Considera-se que as atividades lúdicas contribuem no processo de ensino e aprendizagem e a criança aprende brincando, e o professor como mediador dessas atividades lúdicas auxiliando na construção dos processos de desenvolvimento da criança de forma prazerosa, imaginativa e espontânea.
Abstract: This article aims to analyze the importance of recreational activities in early childhood education, seeking to answer the problem: What is the importance of recreational activities for very young children? The use of toys, games and games help in the development of the child in a fun way and in it the teacher (pedagogue) perceives a way to overcome their difficulties. It is justified by the importance of recreational activities in the teaching and learning process, playing and educating are interconnected, playing the child learns to socialize, the games build various experiences for children, helping in the development of oral, gestural, construction of values and children learn the limits defined by the rules. The article was organized with a: Brief History of Early Childhood Education in Brazil, seeking to conceptualize the Conception of Children and Childhood, The Playful in Early Childhood Education, verifying The Importance of Playful Activities in the teaching and learning process. In the methodology, research with a qualitative approach is used, which is characterized by its basic nature, where the classification regarding the objectives is exploratory and the procedures are classified as bibliographic research. In the results and discussion, there was an interaction between educator and student where both learn, providing opportunities for discovery, construction and self-understanding. It is considered that playful activities contribute to the teaching and learning process and the child learns by playing,and the teacher as a mediator of these playful activities helping in the construction of the child's development processes in a pleasant, imaginative and spontaneous way.
Keywords: Atividades Lúdicas
Educação Infantil
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2805
Issue Date: 16-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- Layane Assis Faustino.pdf772,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.