Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pareja, Eliane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9022353042507149pt_BR
dc.creatorFaustino, Layane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6160568311494381pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-30T18:42:17Z-
dc.date.available2022-09-30-
dc.date.available2022-09-30T18:42:17Z-
dc.date.issued2022-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2805-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the importance of recreational activities in early childhood education, seeking to answer the problem: What is the importance of recreational activities for very young children? The use of toys, games and games help in the development of the child in a fun way and in it the teacher (pedagogue) perceives a way to overcome their difficulties. It is justified by the importance of recreational activities in the teaching and learning process, playing and educating are interconnected, playing the child learns to socialize, the games build various experiences for children, helping in the development of oral, gestural, construction of values and children learn the limits defined by the rules. The article was organized with a: Brief History of Early Childhood Education in Brazil, seeking to conceptualize the Conception of Children and Childhood, The Playful in Early Childhood Education, verifying The Importance of Playful Activities in the teaching and learning process. In the methodology, research with a qualitative approach is used, which is characterized by its basic nature, where the classification regarding the objectives is exploratory and the procedures are classified as bibliographic research. In the results and discussion, there was an interaction between educator and student where both learn, providing opportunities for discovery, construction and self-understanding. It is considered that playful activities contribute to the teaching and learning process and the child learns by playing,and the teacher as a mediator of these playful activities helping in the construction of the child's development processes in a pleasant, imaginative and spontaneous way.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo geral analisar a importância das atividades lúdicas na educação infantil, buscando responder ao problema: Qual a importância das atividades lúdicas para crianças bem pequenas? A utilização de brinquedos, brincadeiras e jogos auxiliam no desenvolvimento da criança de forma divertida e nele o professor (pedagogo) percebe um meio de superar as dificuldades dos mesmos. Justifica-se pela importância das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem, o brincar e o educar estão interligados, brincando a criança aprende a se socializar, as brincadeiras constroem várias experiências para as crianças, auxiliando no desenvolvimento da linguagem oral, gestual, na construção de valores e as crianças aprendem os limites definidos pelas regras. O artigo organizou-se com um: Breve Histórico da Educação Infantil no Brasil, buscando conceituar a Concepção de Criança e Infância, O Lúdico na Educação Infantil verificando a importância das Atividades Lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. Na metodologia emprega-se pesquisas com abordagem qualitativa que tem como característica a natureza básica, onde a classificação quanto aos objetivos é exploratória e aos procedimentos é classificada como pesquisa bibliográfica. Nos resultados e discussão, verificou-se a interação entre educador e educando onde ambos aprendem, oportunizando momentos de descoberta, construção e compreensão de si. Considera-se que as atividades lúdicas contribuem no processo de ensino e aprendizagem e a criança aprende brincando, e o professor como mediador dessas atividades lúdicas auxiliando na construção dos processos de desenvolvimento da criança de forma prazerosa, imaginativa e espontânea.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Layane Assis Faustino (layane.assis@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-30T17:14:30Z No. of bitstreams: 1 TCC- Layane Assis Faustino.pdf: 791323 bytes, checksum: f571c229bb45846168dc9711edd6825f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-30T18:40:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- Layane Assis Faustino.pdf: 791323 bytes, checksum: f571c229bb45846168dc9711edd6825f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-30T18:42:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- Layane Assis Faustino.pdf: 791323 bytes, checksum: f571c229bb45846168dc9711edd6825f (MD5) Previous issue date: 2022-09-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades Lúdicaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Layane Assis Faustino.pdf772,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.