Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2794
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Martins, Vanessa Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Bottentuit Junior, João Batista |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema central a alfabetização no contexto de letramento na Educação Infantil e tem por objetivo discutir a relevância de introduzir práticas de leitura e escrita sem prejudicar a aprendizagem lúdica necessária para crianças pequenas. Nesta pesquisa o referencial teórico foi escolhido de modo a apresentar conceitos e ideias já determinadas sobre o letramento desde a Educação Infantil, ressaltando a importância da leitura e escrita voltada para seu uso social e também evidenciar o papel do professor na condução de práticas educativas que possibilitem a alfabetização e o letramento simultaneamente, ainda que seja na primeira etapa da educação básica. Por fim são apresentadas algumas considerações sobre a importância da Educação Infantil; conceitos entre alfabetização e letramento; o letramento na Educação Infantil e o papel do professor na inserção do letramento nesta modalidade de ensino. |
Abstract: | The main theme of this work is literacy in the context of literacy in Early Childhood Education and aims to discuss the relevance of introducing reading and writing practices without harming the playful learning necessary for young children. In this research the theoretical basis will be chosen so that it is possible to present what the certain assumptions about literacy even before literacy, for this, bibliographical research will be carried out in books, publications and academic articles, in addition to reading, analysis, reflection and definition of concepts, especially the author Magda Soares who will contribute much on the theme. Finally, some considerations about the importance of Early Childhood Education are presented; concepts between literacy and literacy; literacy in Early Childhood Education and the role of the teacher in the insertion of literacy in this teaching modality. |
Palavras-chave: | Alfabetização Educação Infantil Letramento |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2794 |
Data do documento: | 28-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Vanessa Rodrigues Martins.pdf | 759,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.