Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2794
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Martins, Vanessa Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Bottentuit Junior, João Batista
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema central a alfabetização no contexto de letramento na Educação Infantil e tem por objetivo discutir a relevância de introduzir práticas de leitura e escrita sem prejudicar a aprendizagem lúdica necessária para crianças pequenas. Nesta pesquisa o referencial teórico foi escolhido de modo a apresentar conceitos e ideias já determinadas sobre o letramento desde a Educação Infantil, ressaltando a importância da leitura e escrita voltada para seu uso social e também evidenciar o papel do professor na condução de práticas educativas que possibilitem a alfabetização e o letramento simultaneamente, ainda que seja na primeira etapa da educação básica. Por fim são apresentadas algumas considerações sobre a importância da Educação Infantil; conceitos entre alfabetização e letramento; o letramento na Educação Infantil e o papel do professor na inserção do letramento nesta modalidade de ensino.
Abstract: The main theme of this work is literacy in the context of literacy in Early Childhood Education and aims to discuss the relevance of introducing reading and writing practices without harming the playful learning necessary for young children. In this research the theoretical basis will be chosen so that it is possible to present what the certain assumptions about literacy even before literacy, for this, bibliographical research will be carried out in books, publications and academic articles, in addition to reading, analysis, reflection and definition of concepts, especially the author Magda Soares who will contribute much on the theme. Finally, some considerations about the importance of Early Childhood Education are presented; concepts between literacy and literacy; literacy in Early Childhood Education and the role of the teacher in the insertion of literacy in this teaching modality.
Keywords: Alfabetização
Educação Infantil
Letramento
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2794
Issue Date: 28-Jul-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Vanessa Rodrigues Martins.pdf759,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.