Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2794
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bottentuit Junior, João Batista | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4828197220419425 | pt_BR |
dc.creator | Martins, Vanessa Rodrigues | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/6061330026778618 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T16:27:27Z | - |
dc.date.available | 2022-09-28 | - |
dc.date.available | 2022-09-29T16:27:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2794 | - |
dc.description.abstract | The main theme of this work is literacy in the context of literacy in Early Childhood Education and aims to discuss the relevance of introducing reading and writing practices without harming the playful learning necessary for young children. In this research the theoretical basis will be chosen so that it is possible to present what the certain assumptions about literacy even before literacy, for this, bibliographical research will be carried out in books, publications and academic articles, in addition to reading, analysis, reflection and definition of concepts, especially the author Magda Soares who will contribute much on the theme. Finally, some considerations about the importance of Early Childhood Education are presented; concepts between literacy and literacy; literacy in Early Childhood Education and the role of the teacher in the insertion of literacy in this teaching modality. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema central a alfabetização no contexto de letramento na Educação Infantil e tem por objetivo discutir a relevância de introduzir práticas de leitura e escrita sem prejudicar a aprendizagem lúdica necessária para crianças pequenas. Nesta pesquisa o referencial teórico foi escolhido de modo a apresentar conceitos e ideias já determinadas sobre o letramento desde a Educação Infantil, ressaltando a importância da leitura e escrita voltada para seu uso social e também evidenciar o papel do professor na condução de práticas educativas que possibilitem a alfabetização e o letramento simultaneamente, ainda que seja na primeira etapa da educação básica. Por fim são apresentadas algumas considerações sobre a importância da Educação Infantil; conceitos entre alfabetização e letramento; o letramento na Educação Infantil e o papel do professor na inserção do letramento nesta modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Vanessa Rodrigues Martins (vanessa.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-20T14:01:42Z No. of bitstreams: 1 tcc_Vanessa Rodrigues.pdf: 203442 bytes, checksum: efa2d16e2d6b3640acccffbd149ad207 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada paraajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) ea ata de defesa não foram anexados à submissão.Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitasno Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, apublicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo deAutorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es)devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formatoPDF dessa versão, com as devidas comprovaçõessolicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas naseguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica(verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados,nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada,você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentossolicitados. Recomendamosque, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a)no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou entãosolicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termode Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" ecoletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que vocêdê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-09-20T19:18:11Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vanessa Rodrigues Martins (vanessa.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-28T21:39:44Z No. of bitstreams: 1 TCC_Vanessa Rodrigues Martins.pdf: 777477 bytes, checksum: 167c7b165b499ecb2413cb0bb3dcc8aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-29T16:25:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Vanessa Rodrigues Martins.pdf: 777477 bytes, checksum: 167c7b165b499ecb2413cb0bb3dcc8aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-29T16:27:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Vanessa Rodrigues Martins.pdf: 777477 bytes, checksum: 167c7b165b499ecb2413cb0bb3dcc8aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-29T16:27:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Vanessa Rodrigues Martins.pdf: 777477 bytes, checksum: 167c7b165b499ecb2413cb0bb3dcc8aa (MD5) Previous issue date: 2022-07-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Vanessa Rodrigues Martins.pdf | 759,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.