Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2791
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS: UMA ANÁLISE DA BNCC PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Neves, Danielly Christine Ribeiro
Primeiro Orientador: Pareja, Eliane Teodoro Coimbra
Resumo: A educação infantil é a primeira etapa da vida educacional do ser humano, e para que a mesma ocorra de forma efetiva, a BNCC foi organizada em cinco campos de experiência. Dentre estes, escolheu-se para estudo o campo “Corpo, gestos e movimentos”. Sendo assim, o objetivo principal desse trabalho é analisar o campo em questão, mostrando que o campo estudado permite aos professores executar os conteúdos de forma lúdica, utilizando de ações rotineiras do cotidiano, garantindo a eficácia do processo de ensino e aprendizagem. Buscando responder a seguinte problematização: “Qual a importância do campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos, para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil?”. Justifica-se pela importância da aprendizagem através de interações e brincadeiras serem atividades importantes no desenvolvimento infantil e o campo estudado permitir isso por meio de práticas no ambiente educacional. Para tanto, foi utilizado o método qualitativo, sendo de natureza básica, quanto aos objetivos é exploratória, constituindo-se de uma pesquisa documental bibliográfica por analisar documentos em sua originalidade, como também artigos científicos entre outros materiais. Como resultado, analisou-se o documento normativo nacional (BNCC) por meio do recorte sistematizado que o município de Aragarças proporciona através da PP/ARA. Considera-se que uma vez reconhecida a importância de cada um dos campos de experiência no desenvolvimento da criança, destaca-se a necessidade das brincadeiras na primeira infância e, o campo em estudo, permitir aos professores ações práticas direcionadas para que o processo educacional ocorra satisfatoriamente, permitindo que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo, lado a lado com a ludicidade, tão importante nessa faixa etária.
Abstract: Early childhood education is the first stage of the educational life of the human being, and, for it to occur effectively, the BNCC was organized into five fields of experience. Among these, the field “Body, gestures and movements” was chosen for this study. Therefore, the main objective of this work is to analyze this especific field and to show that the studied field allows teachers to perform the contents in a playful way, using routine actions of everyday life, ensuring the effectiveness of the teaching and learning process. In order to do so, the qualitative method was used, and being of a basic nature, a bibliographic documentary research were used to analise documents in their original form, as well as scientific articles and other materials. Seeking to answer the following question: "What is the importance of the field of experience: Body, gestures and movements for the teaching and learning process in early childhood education?". This research can be justified by the importance of learning through interactions and games being important activities in child development and the studied field allows this through practices in the educational environment. As a result, the BNCC was analyzed through the systematized document that the municipality of Aragarças provides through the PP/ARA. Once the importance of each of the fields of experience in the development of the child is recognized, the need for play in early childhood is highlighted and, the field under study, it allows teachers to take practical actions in order that the educational process occurs satisfactorily, allowing the teaching and learning process to happen effectively, together with playfulness, which is so important in this age group. Keywords: BNCC. Experience Fields Body. Gestures and Movements. PP/ARA. playfulness.
Palavras-chave: BNCC
Campos de Experiência
Corpo, Gestos e Movimentos.
PP/ARA
Ludicidade
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2791
Data do documento: 16-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Cientifico Danielly Christine Ribeiro Neves.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.