Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2790
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A RELAÇÃO ENTRE O LETRAMENTO E A DEFASAGEM DA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
metadata.dc.creator: Abreu, Elisângela Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Bottentuit Junior, João Batista
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Jailson Antonio Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Luciana Valéria Leão
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa propõe-se discutir sobre o processo de alfabetização dos alunos que apresentam defasagem de leitura e escrita. O objetivo desse trabalho é compreender como o letramento contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita, bem como descrever os principais métodos tradicionais de alfabetização, apresentar o conceito de letramento no processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita da criança, analisar como a alfabetização e o letramento estão interligados, e descrever a importância de se pensar na alfabetização além da aplicação de meros métodos tradicionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo do tipo bibliográfica acerca deste tema. Foram analisados ainda resultados de estudos sobre defasagem da leitura e escrita dos alunos no ensino fundamental.
Abstract: The present research proposes to discuss about the literacy process of students who present reading and writing lag. The objective of this work is to understand how literacy contributes to the development of reading and writing, as well as to describe the main traditional methods of literacy, to present the concept of literacy in the teaching-learning process of children's reading and writing, to analyze how literacy and literacy are intertwined, and to describe the importance of thinking about literacy beyond the application of mere traditional methods. Therefore, a qualitative approach was carried out, being of the bibliographic type on this topic. Results of studies on the lag in reading and writing of students in elementary school were also analyzed.
Keywords: Letramento
Alfabetização
Ensino Fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2790
Issue Date: 16-Jul-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Elisângela Abreu.pdf912,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.