Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2790
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A RELAÇÃO ENTRE O LETRAMENTO E A DEFASAGEM DA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(es): Abreu, Elisângela Vieira
Primeiro Orientador: Bottentuit Junior, João Batista
Primeiro Membro da Banca: Viana, Jailson Antonio Ribeiro
Segundo Membro da Banca: Lima, Luciana Valéria Leão
Resumo: A presente pesquisa propõe-se discutir sobre o processo de alfabetização dos alunos que apresentam defasagem de leitura e escrita. O objetivo desse trabalho é compreender como o letramento contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita, bem como descrever os principais métodos tradicionais de alfabetização, apresentar o conceito de letramento no processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita da criança, analisar como a alfabetização e o letramento estão interligados, e descrever a importância de se pensar na alfabetização além da aplicação de meros métodos tradicionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo do tipo bibliográfica acerca deste tema. Foram analisados ainda resultados de estudos sobre defasagem da leitura e escrita dos alunos no ensino fundamental.
Abstract: The present research proposes to discuss about the literacy process of students who present reading and writing lag. The objective of this work is to understand how literacy contributes to the development of reading and writing, as well as to describe the main traditional methods of literacy, to present the concept of literacy in the teaching-learning process of children's reading and writing, to analyze how literacy and literacy are intertwined, and to describe the importance of thinking about literacy beyond the application of mere traditional methods. Therefore, a qualitative approach was carried out, being of the bibliographic type on this topic. Results of studies on the lag in reading and writing of students in elementary school were also analyzed.
Palavras-chave: Letramento
Alfabetização
Ensino Fundamental
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2790
Data do documento: 16-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Elisângela Abreu.pdf912,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.