Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bottentuit Junior, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Jailson Antonio Ribeiro-
dc.contributor.referee2Lima, Luciana Valéria Leão-
dc.creatorAbreu, Elisângela Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0640750274460964pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T17:14:08Z-
dc.date.available2022-09-28T17:14:08Z-
dc.date.issued2022-07-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2790-
dc.description.abstractThe present research proposes to discuss about the literacy process of students who present reading and writing lag. The objective of this work is to understand how literacy contributes to the development of reading and writing, as well as to describe the main traditional methods of literacy, to present the concept of literacy in the teaching-learning process of children's reading and writing, to analyze how literacy and literacy are intertwined, and to describe the importance of thinking about literacy beyond the application of mere traditional methods. Therefore, a qualitative approach was carried out, being of the bibliographic type on this topic. Results of studies on the lag in reading and writing of students in elementary school were also analyzed.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe-se discutir sobre o processo de alfabetização dos alunos que apresentam defasagem de leitura e escrita. O objetivo desse trabalho é compreender como o letramento contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita, bem como descrever os principais métodos tradicionais de alfabetização, apresentar o conceito de letramento no processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita da criança, analisar como a alfabetização e o letramento estão interligados, e descrever a importância de se pensar na alfabetização além da aplicação de meros métodos tradicionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo do tipo bibliográfica acerca deste tema. Foram analisados ainda resultados de estudos sobre defasagem da leitura e escrita dos alunos no ensino fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elisângela Vieira de Abreu (elisangela.vieira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-28T12:18:06Z No. of bitstreams: 1 tcc_Elisângela Abreu.pdf: 934746 bytes, checksum: 3d887c39a7fe280ceebfc337913fc92b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-28T17:08:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Elisângela Abreu.pdf: 934746 bytes, checksum: 3d887c39a7fe280ceebfc337913fc92b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-09-28T17:10:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Elisângela Abreu.pdf: 934746 bytes, checksum: 3d887c39a7fe280ceebfc337913fc92b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-28T17:14:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Elisângela Abreu.pdf: 934746 bytes, checksum: 3d887c39a7fe280ceebfc337913fc92b (MD5) Previous issue date: 2022-07-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA RELAÇÃO ENTRE O LETRAMENTO E A DEFASAGEM DA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Elisângela Abreu.pdf912,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.