Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2786
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UM SELFIE NA SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE A FOTOGRAFIA COMO PROPOSTA DE ENSINO PARA AULAS DE ARTES DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)
metadata.dc.creator: Quintino, Ludmila
metadata.dc.contributor.advisor1: Bogea, Diego
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo a investigação de como utilizar a fotografia como recurso das aulas de Artes do Ensino Fundamental (Anos Finais). Considerando as experiências vivenciadas por este meio visual, é possível adaptar em sala de aula para um melhor rendimento das mesmas, pois é necessário que no cenário atual da educação e da sociedade o professor consiga desenvolver novas metodologias que acompanhem toda essa mudança tecnológica e interativa, buscando dessa forma, através da implementação de novas propostas, despertar o interesse e a criatividade dos alunos, bem como, estimular os alunos a se tornarem seres reflexivos e críticos na busca do conhecimento. Para a realização deste, foram usadas as metodologias bibliográficas e documentais, recorrendo assim, a fontes diversificadas e também com tratamento analítico, para que fosse possível trazer a veracidade de que o tema necessita. Embora, ainda não seja um tema tão recorrente em sala de aula, este estudo possibilita uma abordagem dinâmica, para que assim, os educadores percorram um caminho que possibilite cada vez mais introduzir esse recurso nas aulas de Artes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Abstract: The present study aims to investigate how to use photography as a resource in Art classes in Elementary School (Final Years). Considering the experiences lived by this visual medium, it is possible to adapt it in the classroom for a better performance of the same, because it is necessary that in the current scenario of education and society the teacher is able to develop new methodologies that accompany all this technological change and interactive, seeking this way, through the implementation of new proposals, arouse the interest and creativity of students, as well as stimulate students to become reflective and critical beings in the pursuit of knowledge. To accomplish this, the bibliographical and documental methodologies were used, thus resorting to diverse sources and also to analytical treatment, so that it was possible to bring the veracity that the theme needs. Although it is not yet a recurrent theme in the classroom, this study enables a dynamic approach, so that educators may follow a path that makes it increasingly possible to introduce this resource in the Art classes of the Final Years of Elementary School.
Keywords: Artes. Ensino Fundamental. Fotografia.Selfie
Arts. ElementarySchool. Photography.Selfie
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2786
Issue Date: 28-Jul-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ludmila Quintino Vilela- TCC.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.